Nova versão de livro sobre educação patrimonial é lançada em escola pública do DF

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Nesta sexta-feira (25), os alunos da Escola Parque da 308 Sul tiveram um momento dedicado ao conhecimento cívico por meio do lançamento de uma nova versão do livro Gabriel em Brasília – Cidade com Asas, narrativa que abrange a educação patrimonial, conforme os planos de trabalho estabelecidos entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Instituto BRB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Editado e lançado pela primeira vez em 2015, o livro se passa em 2012 e narra a aventura do menino Gabriel, que veio de São Paulo com a tia para visitar Brasília, em um lúdico Plano Piloto, construído a partir das ideias de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O enredo é contado de forma leve e com um viés infantojuvenil, convidando jovens de todas as idades a experimentar o misto de estranhamento e encantamento por uma cidade única como a capital do país, próxima a data em que completa 65 anos de existência.

A apresentação de um curta baseado no livro também fez parte da cerimônia e foi estrelado pelo estudante da 308 Sul, Cauê Nunes, de 9 anos. Na breve obra audiovisual, Cauê passeia por Brasília e interpreta o Gabriel do livro, maravilhado pela arquitetura diferente. O pequeno relatou a visão da história do ponto de vista do personagem que interpreta: “Como o Gabriel mora em São Paulo, ele acha que só tem político em Brasília. Mas, na real, é uma cidade que tem muito mais do que ele pensa. Ele se impressiona com a quantidade de monumentos e faz até uma nova amiga que se chama Joana”.

Conhecer para preservar

Brasília, reconhecida como patrimônio cultural, desde a sua origem esbanja arrojo nas formas modernas e liberdade nos espaços amplos: esplanadas, parques, jardins e áreas verdes. O livro também remete à história da construção da capital, feita pelos candangos e pioneiros vindos de diversas partes do país.

Representando a Secretaria de Educação junto à Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral, a diretora de Educação em Tempo Integral, Erika Martins, ressaltou que o evento foi uma excelente oportunidade para destacar a importância dos bens culturais e naturais, alinhando-se à política de educação patrimonial da pasta.

“A educação patrimonial é uma política instituída tanto no âmbito federal quanto no Distrito Federal. Nós precisamos trabalhar a memória e o pertencimento dos nossos estudantes e, com esse tipo de atividade, eles vão reconhecer cada prédio histórico que tem na cidade onde vivem e a importância do contexto histórico no passado, no presente e para o futuro das gerações”, destacou.

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