Concurso artístico incentiva alunos a resgatar histórias da capital federal

concurso

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), lançou, na quarta-feira (23), o Concurso Sócio Acadêmico Mirim, iniciativa que busca aproximar estudantes da rede pública e privada de ensino da história e do patrimônio cultural de Brasília. A ação dará aos estudantes premiados por produções artísticas textuais o título de Sócios Acadêmicos Mirins. A iniciativa integra o acordo de cooperação firmado entre os órgãos envolvidos.

Aberto aos alunos de escolas públicas e particulares, o concurso ocorrerá anualmente e selecionará produções que destaquem personagens importantes para a construção da capital federal. A proposta é que, a cada edição, os estudantes se aprofundem na trajetória de quatro patronos do Instituto, com exceção da primeira edição, realizada neste ano, que incluirá três patronos e o Presidente Honorário Perpétuo da instituição, Juscelino Kubitschek.

As produções deverão ser feitas em duas categorias: desenho (para alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental) e redação (para alunos do 6º ao 9º anos). Além de fomentar o conhecimento histórico, o concurso tem um forte componente de valorização simbólica: os primeiros colocados de cada categoria serão nomeados sócios acadêmicos mirins por um ano, com direito a uma cerimônia oficial de posse no prédio do IHG-DF, projetado pelo arquiteto Milton Ramos.

Ponte entre gerações

“Nós conseguimos transformar o Instituto e abrir suas portas à população. Ver jovens se interessando por nossa história é o que nos motiva, esse concurso é mais uma ponte entre o passado e o futuro da cidade”, destacou Paulo Castelo Branco, presidente do Instituto.

O evento contou também com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que ressaltou o valor pedagógico da proposta. “Que este concurso seja uma oportunidade para descobrir os heróis e heroínas que caminharam pelas nossas ruas. Que ele seja uma ponte entre gerações, uma semente plantada na alma de cada estudante para que floresça o amor e o respeito pela sua cidade, pela sua história, pela sua gente.”

A comissão organizadora do certame será formada pelo diretor de Relações Institucionais do Instituto, Jorge Henrique Cartaxo; pela diretora do Centro de Documentação, Lenora de Castro Barbo; e pelo diretor adjunto de Relações Institucionais, Rubens Cavalcante Júnior. O grupo será responsável pela elaboração do regulamento e pelo planejamento das etapas do concurso, que serão divulgados pelos meios de comunicação oficiais dos órgãos envolvidos.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.