VÍDEO: SC registra a 8ª geada do ano e a quarta do mês de abril; termômetros marcaram 1,8ºC

Serra catarinense registrou a oitava geada em Santa Catarina em 2025

São Joaquim registrou a oitava geada em Santa Catarina em 2025 – Foto: Divulgação/Wagner Urbano

A madrugada desta sexta-feira (25) trouxe mais um cenário gélido para a Serra Catarinense, com destaque para a oitava ocorrência de geada em Santa Catarina, que cobriu o Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim. O fenômeno, que transformou a paisagem a apenas 3 km do centro da cidade, marca a quarta ocorrência do fenômeno apenas em abril.

As estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram temperaturas críticas: 1,8°C no centro de São Joaquim e 2,3°C no vale, condições ideais para a formação da camada de gelo que encantou moradores e visitantes.

Enquanto isso, outras cidades serranas como Urupema e Urubici também enfrentaram madrugadas frias, com marcas entre 3,9°C e 8,7°C.

Ocorrência de geada em Santa Catarina já supera registros de 2024

A oitava geada em Santa Catarina deste ano já apresenta números significativos comparados ao ano anterior. Enquanto em 2024 todo o estado teve apenas dois dias com temperaturas negativas, 2025 já contabiliza oito episódios – sendo quatro em março e quatro em abril.

Os termômetros em Florianópolis, por outro lado, mantiveram-se mais amenos, com mínima de 15,6°C, segundo dados da Epagri/Ciram. O contraste entre litoral e serra segue característico do outono catarinense, mas com intensidade atípica nesta temporada.

Esta foi a quarta geada do mês de abril no estado - Divulgação/Wagner Urbano

1
2

Esta foi a quarta geada do mês de abril no estado – Divulgação/Wagner Urbano

Finas camadas de gelo pintaram de branco as áreas verdes do Vale do Caminhos da Neve - Divulgação/Wagner Urbano

2
2

Finas camadas de gelo pintaram de branco as áreas verdes do Vale do Caminhos da Neve – Divulgação/Wagner Urbano

A repetição da geada em Santa Catarina acendeu alertas entre produtores rurais da região, que monitoram os impactos nas lavouras de maçã. Ao mesmo tempo, o fenômeno atraiu curiosos para o Vale do Caminhos da Neve, onde a fina camada branca criou paisagens dignas de cartão postal.

A Epagri mantém o monitoramento constante, já que a previsão indica a possibilidade de novas geadas neste fim de semana. Enquanto isso, os termômetros seguem sendo o centro das atenções na Serra Catarinense, onde o frio intenso promete continuar como protagonista.

Assista!

Serra catarinense registrou seu 8º episódio de geada do ano, o quarto de abril – Vídeo: Santa Catarina em fotos/@santacatarinaemfotosbr/Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.