Pedras Grandes vive momentos de expectativa. Faltando menos de um dia para o início da 4ª Festa da Colônia Azambuja, o distrito no interior do município está movimentado com os últimos preparativos sendo finalizados.
O evento vai de inicia nesta sexta-feira (25), e segue até domingo (27), celebrando os 148 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. Gastronomia típica, shows e outras atrações prometem movimentar a festa.
A festa será aberta com show da banda Matusa às 20 horas da sexta-feira (25). No sábado, o tombo da polenta é outra atração que promete movimentar a cultura local. Artistas da região e músicas italianas também estão garantidos no evento. O corte de um eucalipto de aproximadamente 100 anos também será uma novidade durante a programação da festa. Nesta iniciativa, a própria comunidade poderá contribuir com a derrubada da árvore centenária utilizando um machado, fato que simboliza o esforço dos antepassados que viveram na localidade.
Projeto Azambuja
O prefeito do município, Agnaldo Filippi, investiu em diversas ações para manter viva a tradição e história dos colonizadores italianos. O primeiro projeto para isso é a revitalização do Cemitério da Imigração Italiana, seguido da Torre de Pisa, que será o primeiro museu digital interativo da colonização italiana, que promete contar a história da região. Após a conclusão da obra, a torre será inclinada mecanicamente, imitando a estrutura original da Itália.
Uma praça veneziana com uma gôndola também será outra atração da região e que já está em fase de construção. Por fim, a prefeitura construir um Mercado Público onde a fachada replicaria o Coliseu de Roma. “A ideia é transformar Azambuja em uma espécie de mini Itália”, destacou o prefeito.
A realeza
Pelo segundo ano consecutivo, as jovens Isabel Filippi (Rainha), Livia Masiero (1ª princesa) e Letícia Masiero (2ª princesa) participam da realeza da 4ª Festa da Colônia Azambuja. Elas destacam como é o sentimento de fazer parte da festa que cresceram assistindo e participando.
“Ser a rainha não é apenas usar a coroa e receber o título, é representar o município da melhor forma possível, participando e ajudando. Desde pequena tínhamos o sonho de participar. Antes era a Festa do Vinho, participávamos das escolhas, víamos as meninas com os vestidos e as coroas representando o município e sempre tivemos aquela vontade de querer estar junto e participar”, disse a rainha Isabel.
A rainha ainda fala que pretende inspirar outras pessoas com as origens e a união como povo italiano, uma vez que a maior parte da região é composta por descentes ítalo-brasileiros.
Conforme a 1ª princesa, Livia Masiero, a maioria das meninas participa das tradições desde pequena. “Desde pequenininhas as meninas sempre quiserem ser rainha ou princesa, com certeza isso já foi o sonho de alguma. Estou muito orgulhosa de participar da festa pelo segundo ano e ser princesa é mais do que uma coroa e um vestido, é uma cultura e tradição que vem de anos”, ressaltou.
“É muito gratificante para nós sermos os rostos que representam Pedras Grandes e a colônia. Poder mostrar nossos valores e cultura nos deixa muito felizes”, finalizou a 2ª princesa, Letícia Masiero.
Cobertura
A Rádio Cidade e o portal SCTodoDia farão uma cobertura especial diretamente do distrito de Azambuja, trazendo as principais informações e detalhes para a tão aguardada 4ª Festa da Colônia Azambuja. A transmissão inicia a partir das 9 horas no FM 103.7 e no canal do YouTube, com apresentação de Milton Alves.
Confira a programação completa clicando aqui. Veja algumas imagens dos preparativos para a festa:
The post P. Grandes se prepara para Festa da Colônia Azambuja appeared first on SCTODODIA.