
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26). Como são escritos os discursos do ‘BBB’?
Em sua vigésima quinta edição, o “Big Brother Brasil” — “BBB”, para íntimos — já faz parte do calendário anual da televisão brasileira. Entre muitos momentos marcantes, os discursos que os apresentadores fazem para os eliminados no paredão está com certeza no top 3.
Mas como ele é escrito? O apresentador Tadeu Schmidt, responsável pelos monólogos de despedida, conta detalhes sobre seu processo criativo.
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem a perguntas que o público sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26).
LEIA MAIS:
Como são selecionados os causos de ‘Que história é essa, Porchat?’
Para onde vão as comidas do ‘Mais Você’ depois da gravação do programa de Ana Maria Braga?
Como são escolhidos os participantes do ‘Dança dos Famosos’?
Como são escolhidos os filmes da ‘Sessão da Tarde’?
Como os discursos são escritos?
“Meu processo criativo é baseado no suor”, afirma Tadeu.
Assim que o paredão é formado, ele já começa a pensar no discurso e só para instantes antes de falar ao vivo. Se uma nova ideia surgir minutos antes, ele faz ajustes — um método que usa desde sua época como jornalista.
Os discursos começaram lá na primeira edição, de 2002, escritos por Pedro Bial. A principal diferença é que, na época, os participantes eram informados sobre as porcentagens das votações — algo que durou por anos.
“Eu passo ali dois dias pensando no discurso sem parar.”
Além de ser uma despedida para o eliminado, o discurso também serve para que o apresentador passe recados aos brothers e sisters sem que isso fique explícito.
Participantes do ‘BBB 22’ abraçam Tadeu Schmidt na gravação do ‘BBB Dia 101’
Divulgação/Globo
Tadeu conversa com a equipe do programa para coletar ideias e até com ex-participantes, como Gil do Vigor — “é legal ter essa ideia de quem estava lá dentro”.
Na hora de estruturar o texto, o apresentador busca o meio-termo ideal entre o mistério e a homenagem.
“Essa matemática, esse equilíbrio, que eu fico buscando — e isso que dá mais trabalho. Porque quando você vai fazer o suspense, você não pode falar muito das pessoas ali, sobretudo da pessoa que vai sair, porque você entrega, já. Se você quer fazer uma homenagem, você estraga o suspense. Então, esse equilíbrio que eu fico buscando e que dá muito trabalho.”
O momento final
Duas horas antes do programa ao vivo, Tadeu se reúne com a equipe para revisar o discurso. “A gente vê se tem alguma coisa que a gente quer falar para os emparedados ou para a casa que não está no discurso”, conta.
Ele sempre está preparado para qualquer resultado da votação, que pode mudar até os minutos finais.
Ao longo da temporada, o apresentador também anota possíveis ideias para discursos em um aplicativo de notas. Ele armazena informações importantes sobre cada participante — desde histórias de vida até detalhes que podem não aparecer nas edições exibidas na TV.
O apresentador do BBB, Tadeu Schmidt, fez um discurso emocionante após a eliminação da cantora Linn da Quebrada
Reprodução/TV Globo
“Podem ser, inclusive, coisas que não vão para a edição, que não viram notícias nos sites, coisas muito pessoais dos participantes – essas são as principais coisas”, diz Tadeu.
Apesar dos desafios, ele vê o discurso como um momento de despedida e escreve principalmente para quem está deixando a casa.
“Mas, acima de tudo, quando eu estou escrevendo, o discurso para mim é uma despedida. O discurso é uma despedida para quem está saindo, então, a minha preocupação maior é com a pessoa que está sendo eliminada. É para ela que eu estou escrevendo.”