
O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, estará presente no próximo Conclave, cerimônia que decidirá quem será o novo Papa. Ele é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, sendo nomeado pelo Papa Francisco em 2022. Além de ser um dos votantes, Dom Leonardo também pode ser o novo pontífice.
Histórico
Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele também já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O cardeal é natural de Santa Catarina, na diocese de Criciúma (Brasil). Nascido no dia 6 de novembro de 1950, fez sua formação religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.
Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Possui licenciatura e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.
Seu lema episcopal é ‘_Verbum caro factum_” que quer dizer “Verbo feito carne”.
Atenção especial à Amazônia
O compromisso de Francisco com a Amazônia foi tão significativo que resultou na nomeação de dom Leonardo Steiner, para ser o primeiro cardeal da Amazônia Brasileira.
Na ocasião do anúncio, Steiner destacou que o papa demonstrava preocupação com o desmatamento, as ameaças às culturas indígenas e a contaminação dos rios pelo mercúrio utilizado em garimpos ilegais.
“A escolha de um cardeal vindo da Amazônia evidencia o interesse do papa em estreitar os laços da Igreja com a região”, declarou Steiner.
O post Conheça Dom Leonardo Steiner, primeiro cardeal da Amazônia brasileira, que estará no Conclave apareceu primeiro em Folha BV.