
O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou nesta quarta-feira (20) a intenção de construir um centro comunitário esportivo com 3 mil metros quadrados no município de Uiramutã, localizado ao Norte de Roraima. O compromisso, no entanto, depende da disponibilização de um terreno por parte da prefeitura.
Durante evento no campo de futebol do Mojo-Ui, na sede do município, Fufuca afirmou que, com a área definida, consegue viabilizar recursos federais em até uma semana, com apoio da bancada roraimense em Brasília. “Uiramutã é o município mais jovem do País e essas crianças são o nosso futuro. Portanto, me comprometo aqui e faço até um desafio ao prefeito. Arranje o terreno que eu faço a obra e volto aqui ano que vem para inaugurá-la”, declarou.
O prefeito Benísio reconheceu o desafio e afirmou que o terreno “já estava na mão”, recebendo aplausos do público presente. O governador Antônio Denarium também participou do evento e anunciou investimentos na área da educação, com previsão de construção de dez novas escolas até o fim de seu mandato.
Durante a programação, o governo estadual entregou 20 kits de material esportivo a atletas locais por meio do programa “Esporte mais Cidadania”. Em clima descontraído, autoridades participaram de cobranças de pênaltis no campo.
Críticas à PEC do Marco Temporal marcam visita à comunidade indígena



Na mesma tarde, a comitiva do Ministério do Esporte visitou a comunidade indígena Uiramutã, próxima à sede do município. No malocão da comunidade, o tuxaua Orlando Pereira criticou o senador Hiran Gonçalves, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, que trata do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas.
“O senador aí colocou uma lei que está nos preocupando. Estão violando o direito dos povos indígenas. Vamos respeitar o povo brasileiro”, disse o tuxaua, sendo aplaudido pelos presentes. Ao tentar se defender, Hiran foi vaiado por indígenas que, em coro, entoaram gritos de protesto contra a proposta: “Fora, Marco Temporal!”.
O ministro Fufuca buscou acalmar os ânimos e reafirmou o compromisso do governo federal com o incentivo ao esporte em comunidades vulneráveis. Ele informou que mais de três mil kits esportivos estão sendo entregues em todo o País, com Uiramutã como ponto de partida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denarium também discursou na comunidade e destacou ações voltadas ao desenvolvimento local. “Nossos projetos na área indígena estão dando certo. Aqui no município já recuperamos várias pontes e estamos recuperando estradas. É mais desenvolvimento para o Uiramutã”, afirmou.
O evento foi encerrado com a entrega de kits esportivos a crianças e adolescentes indígenas pelo secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e outras autoridades.
O post Fufuca anuncia construção de centro esportivo no Uiramutã e lança desafio ao prefeito apareceu primeiro em Folha BV.