
O objetivo é mapear a população autista no município, para desenvolver políticas públicas mais eficazes, promover inclusão social e atendimento adequado a esse público. Autismo
Jornal Nacional/Reprodução
A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, lançou o primeiro Censo Municipal de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa tem objetivo de mapear a população autista no município, para desenvolver políticas públicas mais eficazes e promover inclusão social e atendimento adequado às necessidades desse público.
O levantamento está sendo coordenado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. O Censo é realizado por meio de cadastro online através do link (clique aqui) ou com Qr code, cujas identificações estão espalhadas nas Unidades Básicas de Saúde e escolas da rede municipal.
Com dados mais precisos, serão melhor planejadas a execução dos serviços, garantindo os direitos e ampliando o acesso à saúde, educação e assistência social para pessoas com TEA e suas famílias.
O Censo também conta com o apoio de associações de familiares e pessoas com autismo, que atuam na divulgação e mobilização da comunidade para garantir a participação no processo. Todas as informações coletadas serão sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e de planejamento.
SC será o primeiro estado do país a fazer um censo do autismo
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE