
O evento será realizado na próxima segunda-feira (28). Interessados em participar das palestras podem se inscrever de forma gratuita até o sábado (26). IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural
Emerson Rocha / g1 Petrolina
O campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano ( IFSertãoPE) realiza, na próxima segunda-feira (28), um evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga. A data, instituída em 2003, tem como objetivo incentivar a conscientização sobre a importância do bioma e reverenciar sua biodiversidade.
Durante o evento, serão realizadas palestra sobre o tema e os interessados em participar podem se inscrever até o sábado (26), de forma gratuita (clique aqui).
LEIA TAMBÉM
Tatu, guaxinim, raposa: animais nativos da Caatinga são flagrados em trilha ecológica no Sertão de PE
A programação começa às 8h30, no auditório do campus, com a palestra “Produção de bioinsumos com uso de bactérias da Caatinga”, ministrada pela professora Dra. Adriana Bezerra dos Santos (Uneb). Entre às 10h e 12h, serão ofertadas treze oficinas, com temáticas diversas envolvendo o bioma Caatinga, como, por exemplo, “Receitas com Pancs da Caatinga”; “Produção de lambedor de plantas da Caatinga”; “Fotografias e narrativas visuais do bioma Caatinga”; “Saberes ancestrais da Caatinga” e “A caatinga em impressão 3D”.
À tarde, a partir das 13h30, será realizada a palestra “Ameaças à Caatinga”, ministrada pelo professor Dr. Carlos Alberto Batista dos Santos (Uneb). O evento terminará com apresentações de atividades dos núcleos e projetos de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Petrolina Zona Rural.
Para a professora Elizângela Souza, uma das organizadoras do evento, vivenciar o Dia Nacional da Caatinga é de suma importância para conscientizar as pessoas que desconhecem a relevância deste bioma, genuinamente brasileiro, rico de fauna e flora únicas.
“A Caatinga tem grande importância no sequestro de carbono e redução dos impactos climáticos. Manter a Caatinga de pé é garantir a nossa sobrevivência e das demais espécies que ali vivem. O nosso evento traz temáticas importantes sobre formas de preservação e o uso sustentável desse bioma”, afirmou.
Projetos desenvolvidos no IFSertãoPE mostram a necessidade de preservar a Caatinga
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE