
Esteticista belo-horizontina estava em visitação à Basílica e narra momento que a morte do pontífice foi oficializada, por volta das 7h30 no horário local. Brasileira que estava na Basílica de São Pedro narra momento da morte do papa
A esteticista mineira Morgana Oliveira está de férias em Roma e foi surpreendida com a morte do papa Francisco no momento em que ela fazia uma visita à Basílica de São Pedro, o maior e mais importante edifício religioso católico do planeta.
Em entrevista ao g1, Oliveira relata que os sinos da Basílica começaram a tocar e o local foi rapidamente esvaziado e fechado para visitação. Não houve anúncio da morte do pontífice, e ela só descobriu após checar as notícias pelo celular.
“Tinha muita gente. De repente, os sinos começaram a tocar. Todo mundo estava em visitação e começou a fechar tudo: as zonas de visitação, a cúpula. Assim que a gente saiu, depois dessa confusãozinha que teve para encerrar a visitação, vimos que tinha passado trinta minutos da notícia que o papa tinha falecido”, relembrou Morgana.
Isso tudo aconteceu no início da manhã, por volta das 7h30 no horário local de Roma e do Vaticano. A esteticista conta que escolheu ir esse horário por ser mais vazio para visitação.
“Não fiz vídeos na hora que os sinos tocaram porque a gente estava fazendo a visitação, tudo começou a fechar, os visitantes começaram a sair e foi meio caótico, acabei não fazendo”, completou.
Veja momento em que sino tocou na praça São Pedro para anunciar morte de papa Francisco
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
Bem-humorado, fã de futebol, 1º papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Veja momento em que sino da Basílica de São Pedro tocou para anunciar morte do papa Francisco
Morgana e o noivo durante visita à Basílica, momentos antes da morte do papa.
Arquivo Pessoal
Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, é um dos templos mais importantes do cristianismo.
Construída onde, segundo a tradição, está enterrado o apóstolo Pedro — primeiro papa da Igreja —, a basílica é um grande centro de peregrinação e fé.
Com cúpula imponente projetada por Michelangelo, o local é palco das principais celebrações católicas, como a Missa do Natal, da Páscoa e as audiências papais em datas especiais.
Apesar de ser muito associada ao papa, a basílica não é sua residência oficial. O papa mora no Palácio Apostólico, também no Vaticano.
Papa Francisco dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em foto de 14 de março de 2021
Tiziana Fabi/Pool/Reuters
SAIBA MAIS:
Do funeral ao conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Quem pode substituir Francisco? Veja nomes cotados
Papa Francisco
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Jorge Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a trajetória do pontífice.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
O papa chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
Vídeos mais assistidos do g1 MG