Debate de 2º turno no g1: candidatos à prefeitura de Olinda trocam ataques sobre padrinhos políticos e apresentam propostas para saúde e creches


Participaram os candidatos Vinicius Castello (PT), que teve 38,75% dos votos válidos no primeiro turno, e Mirella (PSD), que teve 30,02%. Clarissa Góes mediou o debate. Vinicius Castello (PT) e Mirella (PSD) com a jornalista Clarissa Góes
Thiago Augustto/TV Globo
Os candidatos à prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT) e Mirella (PSD), participaram de debate de segundo turno promovido pelo g1 nesta quarta-feira (23). O evento foi marcado por ataques sobre padrinhos políticos e gestões anteriores e propostas para melhoria da saúde do município e para a construção de vagas em creches.
Por diversas vezes, os candidatos “acusaram” um ao outro de representarem gestões anteriores, como a do atual prefeito Professor Lupércio (Solidariedade), de quem Mirella foi secretária, ou o ex-prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), que a candidata afirma estar no palanque de Castello, e João Campos (PSB), prefeito do Recife que apoia o candidato petista no pleito.
Houve dois pedidos de resposta, um feito pelo candidato Vinicius Castello e o outro, por Mirella. Ambos foram analisados e negados.
VÍDEOS: veja todos os trechos do debate
Veja como foi a entrevista
O g1 transmitiu o debate ao vivo, pelo site, pelo YouTube e pelo TikTok. A mediação foi feita pela jornalista Clarissa Góes.
Vinicius Castello teve 38,75% dos votos válidos no primeiro turno, e Mirella, 30,02%.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reunião realizada na sede da TV Globo no Recife. O debate foi dividido em três blocos: no primeiro, os candidatos tiveram 10 minutos cada um para debater sobre temas definidos; no segundo, cada um contou com 15 minutos para debater com tema livre; e, no terceiro, 1 minuto para cada um fazer suas considerações finais.
Um sorteio realizado previamente definiu que Vinicius Castello seria o primeiro a falar no primeiro bloco e nas considerações finais. Mirella abriu o segundo bloco e encerrou as considerações finais.
Primeiro bloco – tema determinado
Debate Olinda: Vinicius Castello (PT) e Mirella (PSD) apresentam propostas para a saúde no município
No primeiro bloco, os candidatos deviam debater sobre creches, engorda de praia e construção de hospitais.O candidato Vinicius Castello foi o primeiro a perguntar, e decidiu questionar Mirella sobre as propostas dela para a saúde, e disse que o setor está “na UTI” na gestão do atual prefeito, Professor Lupércio (Solidariedade), de quem a adversária foi secretária (veja vídeo acima).
“A gente também vai reabrir a maternidade Brites de Albuquerque, que hoje funciona como um hospital regulado pelo estado. E a gente vai dar celeridade para que mais crianças possam nascer na nossa cidade. E isso já está sendo conversado, inclusive, com Raquel Lyra (PSDB), com a governadora do estado, e também inaugurar uma UPA especialidade”, afirmou.
Debate Olinda: Mirella (PSD) e Vinicius Castello (PT) falam sobre investimentos em creches
Vinicius Castello, por sua vez, foi perguntado sobre creches, e respondeu que a candidata adversária “só fala sobre o passado, quando participa integralmente dessa gestão” (veja vídeo acima).
“A gente vai fazer com que o povo da cidade de Olinda tenha a oportunidade de ter 1.200 vagas, 10 creches espalhadas em toda a cidade de Olinda, cuidando da atenção básica, mas entendendo que a gente precisa ver a educação com prioridade, cuidando do professor, para que o piso salarial consiga existir dentro da cidade, mas, ao mesmo tempo, fazendo com que as crianças tenham a oportunidade de ter as escolas estruturadas”, afirmou.
Debate Olinda: Mirella (PSD) e Vinicius Castello (PT) apresentam propostas para engorda da praia
Mirella também perguntou a Vinicius Castello sobre propostas para engorda de praias, que foi um dos temas mais falados pelos candidatos no primeiro turno. O candidato petista disse que vai dialogar com comerciantes e a rede hoteleira, para expandir o território (veja vídeo acima).
“A gente vai fazer com que, através desse diálogo, haja a expansividade territorial desse espaço, mas principalmente com responsabilidade técnica, para que, a partir disso, a gente invista em mais turismo e mais desenvolvimento econômico, mas ao mesmo tempo num diálogo centralizado com os pontos de desenvolvimento da cidade, que é o que não acontece. Hoje, infelizmente, quem vive na Orla tem medo, tem insegurança, está desorganizada, cheia de buraco”, disse.
Mirella, por sua vez, disse que já há projetos de revitalização da orla da cidade em curso.
“A gente também já está aí nessa primeira fase do enrocamento de uma situação que é tão importante para o município e também na construção de novas quiosques, na construção de banheiros que não existiam naquele perímetro da orla e que também a população julgava importante, áreas de lazer democráticas para todo mundo. E a gente tá aqui falando de algo muito importante para a população”, disse Mirella.
Segundo bloco – tema livre
No bloco de tema livre, Mirella perguntou a Vinicius Castello sobre a relação dele com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e afirmou que o adversário faz “política por conveniência”.
“Infelizmente, é algo que está sendo feito aqui. A política por conveniência. É conveniente ter João Campos ao lado agora. É conveniente chegar para uma população que carece tanto de políticas públicas importantes, que merece tanto a atenção do poder público, e dizer que o prefeito de outra cidade vai atuar aqui. Que forma? O orçamento de lá vai ser o orçamento daqui? Como é isso?”, questionou Mirella.
Vinicius Castello, por sua vez, disse que é preciso ter “boas relações políticas”.
“A cidade de Olinda não tem a execução dos orçamentos. A gente está hoje ocupando, em termos de ranking, a posição 4.963 em eficiência. Eu estou falando aqui sobre gestão pública. A gestão de Mirela e Lupércio é ineficiente porque o recurso chega e eles perdem o orçamento, como se a gente já tivesse orçamento robusto para poder ajudar a população. Então, ter uma parceria com o João Campos é fazer com que você que está em casa tenha a sua realidade de cuidado com projetos que já funcionam”, disse.
Quem é Vinicius Castello
Vinicius Nascimento dos Santos tem 29 anos e é advogado. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, o PT, ele se elegeu vereador de Olinda em 2020, primeira vez que se candidatou a um cargo eletivo. Durante seu mandato como vereador, foi líder da oposição ao governo de Professor Lupércio (Solidariedade).
Em 2022, se candidatou a deputado estadual e obteve 22.713 votos, mas ficou como suplente. No primeiro turno das eleições municipais deste ano, ficou em primeiro lugar, com 80.422 votos, ou 38,75% dos votos válidos.
Quem é Mirella
Mirella Fernanda Bezerra de Almeida tem 30 anos, é formada em marketing e tem pós-graduação em gestão pública. Está filiada ao Partido Social Democrático, o PSD. Esta é a primeira vez que se candidata a um cargo eletivo.
Na gestão do prefeito professor Lupércio, atual gestor de Olinda, foi secretária de Governo, de Planejamento e da Fazenda ao longo dos dois mandatos dele à frente da prefeitura. No primeiro turno das eleições, Mirella ficou em segundo lugar, com 62.289 votos, ou 30,02% dos votos válidos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.