
Roberta Bazilli, de Caconde, no interior de SP, deixou 15 kg da bebida especial no Santuário Nacional de Aparecida. Ela faz parte da 5ª geração de família italiana dedicada à cafeicultura. Roberta Bazilli, produtora de cafés especiais de Caconde, no interior de SP, tem história com Francisco
Ely Venâncio/EPTV e Vaticano
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), visitou o Brasil uma única vez depois de ser alçado pontífice. E a passagem dele pelo país, em maio de 2013, marcou a trajetória de Roberta Bazilli, moradora de Caconde, no interior de São Paulo.
A mestre de torra de café teve a oportunidade de servir a bebida especial que produz a Francisco e à comitiva dele.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Roberta, a primeira mulher premiada como mestre de torra de café no Brasil, deixou 15 quilos do produto no Santuário Nacional de Aparecida, onde o papa se hospedou. Ela não chegou a ter contato direto com Francisco, mas teve um bom sinal de que os grãos foram aprovados.
“O único feedback que eu tive é que todos os cafés que eu coloquei nos aposentos foram levados embora. Esse é o melhor retorno possível”, contou.
Café da família Bazilli foi servido aos papas Bento XVI e Francisco em visitas ao Brasil
Arquivo Pessoal
Além do papa argentino, a mestre de torra também serviu Bento XVI, na visita ao Brasil em 2007. Os convites partiram de chefs de cozinha que a conheciam.
“Eles (chefs) amavam meu café e assim surgiu essa chance. É um momento histórico na minha carreira, uma honra muito grande. Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de servir o café feito pelas nossas mãos ao papa”, disse.
Roberta lembrou que o acesso a Francisco era bastante restrito durante a passagem e, segundo ela, até os chefs de cozinha não o encontraram de maneira próxima. “Mas o importante é que, de algum jeito, nossas histórias se cruzaram.”
A mestre de torra foi surpreendida com a notícia da morte do papa, mas exaltou o legado de Francisco.
“A gente eu não esperava que ele ia falecer no dia seguinte à Páscoa, mas foi bem simbólico. O que fica é o legado de humildade e amor ao próximo que ele deixou.”
Conheça história da primeira mulher premiada como mestre de torra no Brasil
MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO:
INOVAÇÃO: Fertilizante em vidro é testado para ser solução sustentável à agricultura no interior de SP
VIOLÊNCIA: ‘Me enforcou e só parou quando minha filha gritou’, diz mulher que tem medida protetiva contra o ex
VÍDEO: ‘Ovo gamer’ e ‘empadovo’ são opções diferentonas para a Páscoa no interior de SP
Morte de Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
O papa Francisco
Divulgação/Vaticano News
VEJA TAMBÉM:
LEGADO: Quarto usado pelo Papa Francisco durante visita a Aparecida, em 2013, virou museu
DO FUNERAL AO CONCLAVE: Quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
PERFIL: Francisco era bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara