Brasília em foco: documentário recebe menção honrosa no É Tudo Verdade

imagem do whatsapp de 2025 04 20 à(s) 15.53.15 6956c94e

O documentário Quando o Brasil Era Moderno, distribuído pela O2 Play, recebeu menção honrosa na 30ª edição do É Tudo Verdade, um dos mais importantes eventos cinematográficos do país. Dirigido por Fabiano Maciel, o filme foi exibido em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o festival e se destacou por sua vasta pesquisa.

imagem do whatsapp de 2025 04 20 à(s) 15.53.15 0f5352a2

Cena do documentário Quando o Brasil era moderno

Segundo o júri, o longa-metragem faz uma contundente leitura da história da arquitetura, política, arte e educação brasileira, além de apresentar clareza de sua interpretação e busca do ponto de inflexão, onde um projeto de excelência se dissipa diante dos descaminhos históricos.

imagem do whatsapp de 2025 04 20 à(s) 15.53.14 bf6a2db7

Fabiano Maciel, diretor e roteirista de longas-metragens de expressão e já dirigiu dezenas de documentários e programas para televisão, como Transamazônica e Uma Estrada para o Passado (2022), em parceria com Jorge Bodanzky, vencedora do prêmio de melhor série documental do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Com produção da Ocean Films, Fabiano Maciel conta em Quando o Brasil Era Moderno como a arquitetura refletiu um século de disputas pelo poder político no País.
A arquitetura brasileira foi uma das mais revolucionárias do século 20 e influenciou gerações de arquitetos no mundo todo. Mas houve um tempo em que a escolha de um estilo arquitetônico significava também a escolha de um projeto para o país, como a disputa que começou nos anos 1930 com a construção da sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio e teve seu auge com a inauguração de Brasília, em 1960.

O filme é inspirado no livro “Moderno e Brasileiro” do escritor Lauro Cavalcanti.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.