Brasileira relembra declaração de papa Francisco sobre sexualidade e emoção ao sentir acolhimento: ‘Chorei’


‘Estava ao lado de um amigo que, apesar de ser católico, se sentia deslocado da igreja por conta da sua sexualidade’, conta, sobre a fala do primeiro pontífice latino-americano. Pessoas fotografam o Papa durante trajeto com o papamóvel pelo bairro da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro.
Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Elaine Borges, 35 anos, relembra a visita do papa Francisco ao Brasil em 2013. Na época, logo após a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, viu o amigo chorar aliviado com a declaração do pontífice sobre homossexualidade.
“Eu estava ao lado de um amigo que, apesar de ser católico, se sentia deslocado da igreja por conta da sua sexualidade. Ele chorou, eu chorei e muitos celebraram a primeira vez que um papa falava sobre”, relata a catarinense, que saiu de São José para acompanhar a vinda de Francisco ao Brasil.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A fala a qual Elaine se refere ocorreu no voo de volta à Itália, durante entrevista a jornalistas. “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?’, afirmou.
O primeiro papa latino-americano enfatizou, na mesma oportunidade, que “o catecismo da Igreja Católica explica de forma muito bonita” o tema homossexualidade. “Diz que não se deve marginalizar estas pessoas por isso. É preciso integrá-las à sociedade”, comentou Francisco.
No fim de 2023,10 anos depois, Igreja Católica autorizou que padres abençoem em templos casais homossexuais.
A vinda de Francisco ao Brasil, na mesma ocasião, mostrou uma liderança humilde e de proximidade, o que emocionou quem estava no evento.
“Ver a simplicidade daquele homem, a delicadeza, o jeito que ele olhava para as pessoas. Ele ficou muito próximo, fez o sinal da cruz na nossa direção. E ver o carinho do povo com ele, também, emocionou”, lembra Leliane Machado, de Florianópolis.
Do funeral ao Conclave: os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.