Documentário Gloria celebra a trajetória da jornalista que revolucionou a televisão brasileira

A série documental de quatro episódios traz cenas raras, vídeos inéditos e traça o perfil de uma Glória Maria reservada, pelo olhar das filhas e dos amigos. Série mergulha na história de Gloria Maria, um dos ícones da TV
Glória Maria é homenageada em uma série documental inédita que estreia neste domingo (20) no Fantástico. A produção mostra, em quatro episódios, a vida e a carreira da repórter que se tornou um ícone do jornalismo brasileiro.
Com imagens raras, vídeos de arquivo e depoimentos emocionados, a série revela diferentes facetas de uma profissional admirada pelo público e reverenciada por colegas.
A série traça um retrato íntimo de Glória. Mostra momentos ao lado das filhas, detalhes da vida pessoal e o olhar dos amigos mais próximos. Também revisita reportagens históricas e viagens marcantes, como a ida à Nigéria, que ela considerava transformadora. Glória aparece como uma mulher corajosa, sensível e inquieta, sempre movida pela curiosidade.
Nomes como Pedro Bial, Leilane Neubarth, Mano Brown, Emicida, Maria Bethânia e Roberto Carlos participam da homenagem. Eles ajudam a construir o perfil de uma jornalista que desafiou padrões, rompeu barreiras e abriu caminhos para outras gerações — especialmente para as mulheres negras na televisão.
“A gente queria contar a história de uma mulher, de uma jornalista, que representava o passado dessa TV e continua apontando o futuro. Então, quem melhor pra dizer isso pra gente do que a Glória Maria?”, diz o diretor e roteirista Paulo Sampaio.
Ao lado da diretora Daniele França, ele costura a narrativa da série a partir de arquivos, memórias e trechos de diários inéditos. Esses escritos mostram o lado mais introspectivo de Glória, com reflexões sobre a vida, a solidão e o amor.
Glória começou a carreira atendendo telefone, mas logo pegou o microfone e nunca mais largou. Sua voz conduziu coberturas históricas, como a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 1971, e entrevistas marcantes, como a realizada com um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro nos anos 1980. Ela nunca deixou de lado o compromisso com a verdade — e com a ousadia.
Um dos momentos mais impactantes da série é o episódio em que Glória relata ter sido impedida de subir a um quarto de hotel por ser negra.
“Por volta de 1h da manhã, eu tentei subir num dos apartamentos aqui deste hotel, o Rio Othon Palace, na Avenida Atlântica, aqui no Rio, e fui barrada. Mas fui barrada não por ser jornalista ou por outro motivo qualquer. Eu fui barrada por ser negra”, diz Glória Maria.
A denúncia, feita em rede nacional em 1980, foi um marco. Mostra como Glória sempre teve consciência do seu papel e da responsabilidade de representar tantas outras mulheres.
A maternidade também tem espaço nos episódios. As filhas, Maria e Laura, aparecem ouvindo uma carta deixada pela mãe. No texto, Glória conta como conheceu cada uma, em um relato cheio de afeto e emoção.
“Eu vi lá longe uma menininha que eu não defini muito de fralda. Eu olhei pra menina e disse, quem é essa menina?”, relata Glória na carta.
O projeto também destaca o impacto que Glória teve nas novas gerações. Em uma roda com 18 comunicadoras negras, entre elas Maju Coutinho, jornalistas dividem lembranças e sentimentos sobre a importância da repórter.
“Glória Maria não é só um nome. É um legado. Como se diz lá no Show da Vida, que é o eterno palco dela, ela é ‘fantástica’. E muitas de nós, jornalistas pretas, não tivemos a sorte de conviver com ela”, afirma Maju Coutinho.
Glória morreu em fevereiro de 2023, mas sua presença segue viva nas telas e na memória coletiva. A série mostra que sua história é de glória em todos os sentidos. Ao revisitar sua trajetória, o documentário reafirma o que muitos já sabiam: Glória Maria é eterna.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.