
Um bebê em gestação foi submetido a uma transfusão sanguínea intrauterina na tarde desta quinta-feira (17) no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), em Boa Vista. Este é o terceiro procedimento do tipo realizado na unidade e o primeiro desde 2022.
A intervenção foi necessária após a equipe médica identificar, por meio de exames laboratoriais, um quadro de anemia fetal. A condição foi causada por incompatibilidade sanguínea entre a mãe, Acássia Vitória Machado, de 27 anos, e o bebê. O procedimento consiste na injeção de glóbulos vermelhos diretamente na circulação fetal, o que permite a continuidade do desenvolvimento saudável do feto.
As hemácias utilizadas na transfusão foram fornecidas pelo Hemoam (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).
De acordo com o diretor-geral da Maternidade, Manuel Roque, a retomada desse tipo de procedimento reflete o avanço técnico da unidade. “Essa condição só se dá por conta da incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê. Para garantir que a gestação siga de forma saudável até o tempo certo, foi necessário fazer a transfusão intrauterina para corrigir o quadro de anemia. Fico muito feliz de estarmos retomando esses procedimentos complexos, o que demonstra nosso compromisso com a saúde dos pacientes e a capacitação da equipe”, afirmou.
A médica Kelly Duarte, especialista em obstetrícia e medicina fetal, explicou que a transfusão é indicada quando exames de imagem, como o Doppler fetal, identificam sinais de anemia no feto. “O procedimento pode ser feito até a 35ª semana de gestação. Quando não realizado a tempo, o quadro pode se agravar, colocando a vida do bebê em risco”, alertou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pai da criança, Breno Victor, de 27 anos, acompanhou o procedimento e elogiou o atendimento da equipe. “Esse é o nosso segundo filho. Dá um medo porque é uma coisa rara, mas vi que os médicos são muito competentes. Senti o apoio de todos aqui. Estou bastante confiante que vai dar tudo certo”, disse.
O post Feto com anemia recebe transfusão sanguínea intrauterina em Roraima apareceu primeiro em Folha BV.