
O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), que permite a emissão de um documento de identificação para cães e gatos, chamado de “RG Animal“. O registro é gratuito e voluntário e pode ser feito pela plataforma gov.br, com login único.
O cadastro gera um número de identificação único para cada pet, acompanhado de um QR Code que pode ser fixado na coleira. Em caso de perda, o sistema facilita a localização do tutor.
Para registrar o animal, é necessário informar dados como sexo, local de residência, status de castração e se possui microchip. O CPF do responsável também fica vinculado ao pet. Clique aqui para cadastrar pelo Gov.
Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas)
Além do cadastro, o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criou o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas).
A iniciativa tem como objetivos reduzir o abandono, promover a guarda responsável e apoiar ações como castração e microchipagem.
Campanha de microchipagem
A primeira campanha de microchipagem gratuita está prevista para maio, no Distrito Federal, com meta de atender 20 mil animais. Prioridade será dada a ONGs, tutores de baixa renda e pessoas em situação de rua.
O post Como criar e para que serve o RG do seu animal de estimação apareceu primeiro em Folha BV.