
O slogan do evento que ocorrerá na Unidade Tapajós do Campus de Santarém é ‘Reconectar-se com a Terra: ciência, arte e comunidade’. Dia Internacional da Mãe Terra terá programação especial na Ufopa (imagem ilustrativa)
Divulgação
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza em Santarém, na próxima terça-feira (22), mais uma edição do GeoDia com programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mãe Terra. Dedicada à reflexão, conhecimento e reconexão com a natureza, a atividade acontecerá das 9h às 21h, na Unidade Tapajós, no bairro do Salé, reunindo universitários, professores, estudantes da educação básica e a comunidade em geral em torno de atividades educativas, científicas, artísticas e sensoriais.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O evento que é promovido pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), por meio dos cursos de Ciências da Terra, Geologia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, com o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), visa celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra por meio de ações educativas, lúdicas e artísticas que promovam a geoconservação, estimulem atitudes de cuidado com o planeta e fortaleçam o vínculo entre a universidade e a comunidade, por meio do compartilhamento de saberes e vivências em prol da sustentabilidade e da consciência ambiental.
A iniciativa também tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos laços entre universidade e sociedade, promovendo um espaço aberto ao diálogo entre saberes científicos, artísticos e comunitários.
“O GeoDia é mais do que uma data comemorativa, é um convite à reflexão sobre a nossa relação com a Terra, os recursos naturais e o papel de cada indivíduo na construção de um futuro sustentável. Cuidar da Terra é cuidar da vida, de todas as formas que ela assume”, afirmou a professora Deize de Souza Carneiro Adams, da organização do evento.
A programação contará com exposição de minerais, rochas e materiais didáticos; apresentação de cursos e projetos de pesquisa e extensão; ações de extensão em geoconservação e arte; mostra de instrumentos e técnicas das Ciências da Terra nos laboratórios de geofísica, mineralogia, cartografia geológica e sedimentar; além de palestras sobre Ciências Atmosféricas e a COP30, evento global que será sediado em Belém, em novembro deste ano.
Dia da Terra
Celebrado anualmente no dia 22 de abril, o Dia Internacional da Terra visa conscientizar sobre a importância da proteção do meio ambiente, a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. “Nosso Poder, Nosso Planeta” é o tema da edição de 2025 enfatizando a importância de ações individuais e coletivas para a proteção do meio ambiente.
Serviço:
GeoDia – Dia Internacional da Mãe Terra
Data: 22 de abril de 2025 (terça-feira)
Local: Unidade Tapajós do Campus de Santarém da Ufopa, situado no bairro do Salé – Auditório da Unidade Tapajós – Saguão de entrada do Bloco Modular Tapajós II (BMT)
Público-alvo: Estudantes da educação básica, professores, universitários e comunidade em geral
Fonte: Ufopa
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região