

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vacinado por seu vice durante lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação. Geraldo Alckmin é médico – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/ND
Ex-governador de São Paulo e atual vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin é médico. Ele se formou em universidade pública e chegou a fazer atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em meio as atuações políticas.
Natural de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, Alckmin estudou na Faculdade de Medicina de Taubaté, hoje ligada à Universidade de Taubaté (Unitau). Em seu primeiro ano, participou de movimentos estudantis católicos e se filiou ao MDB, que fazia oposição à Ditadura.
Ainda cursava medicina quando foi eleito vereador, assumiu a presidência da Câmara Municipal e se tornou o prefeito mais jovem de Pindamonhangaba, em seu último ano na faculdade.
O político vem de família tradicional da região. Filho de Míriam Penteado e Geraldo José Rodrigues Alckmin, que foi filiado a União Democrática Nacional (UDN), o vice-presidente é sobrinho do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal José Geraldo Rodrigues de Alckmin, e primo de José Maria Alkmin, vice-presidente do governo Castelo Branco.
Geraldo Alckmin é médico especialista
Formado em 1977 na Faculdade de Medicina de Taubaté, Geraldo Alckmin se especializou em anestesiologia, dois anos depois, no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, sendo essa, a principal especialidade do médico.
Porém, não é a única. Em 2021, ele concluiu sua especialização em acupuntura no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (IOT-USP).
O político estava fazendo doutorado em acupuntura pela Universidade Nove de Julho (Uninove), em 2002, quando decidiu adiar a conclusão por conta da campanha eleitoral.
Atendimentos no SUS

O vice-presidente Geraldo Alckmin é médico respeitado – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Geraldo Alckmin chegou a atuar dentro de sua especialização, anestesiologia, no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, mas por pouco tempo. A atuação política ocupou a maior parte do seu tempo.
Durante o período em que esteve afastado da política, após os dois primeiros mandatos de governador de São Paulo (2001-2006), e depois de ficar fora do segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo, em 2008, o político voltou à medicina.
Ele atendeu pacientes encaminhados pelo SUS ao setor de acupuntura do ambulatório de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Mariana, zona sul da capital. Segundo a instituição respondeu à imprensa na época, a atuação do ex-governador era voluntária.
Em 2018, após derrota nas Eleições presidenciais, quando ficou em quarto lugar, ele voltou a exercer a medicina, atendendo como acupunturista no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Três anos depois, ele participou de uma homenagem ao Dia do Médico na Santa Casa de Santos, no litoral paulista. A mesma cerimônia, homenageou os profissionais da entidade que estiveram na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.
Geraldo Alckmin é médico na TV
Foi também durante o período pós-2018, que Geraldo Alckmin participou de programas de televisão, como médico especialista em programas matutinos.
Entre abril de julho de 2019, suas participações aconteceram dentro do quadro quinzenal Saúde e Qualidade de Vida, do programa Todo Seu, da TV Gazeta, apresentado pelo empresário, cantor e apresentador Ronnie Von.
No mesmo ano, Alckmin, ou “Doutor Geraldo”, como era chamado no ar, trocou a TV Gazeta pela Band, também em São Paulo.
Na nova emissora, conduziu uma série sobre acupuntura no programa Aqui na Band, apresentado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe.
Vice-presidente Geraldo Alckmin é médico ‘mesmo como vive’

Muitos não lembram que Geraldo Alckmin é médicoGeraldo Alckmin- Foto: Cadu Gomes/Divulgação/ND
Com a vitória como vice-presidente eleito ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) se afastou novamente da medicina. Porém, em 2023, foi ele quem aplicou vacina em Lula, durante lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação.
Em 2024, duas oportunidades recordaram que Geraldo Alckmin é médico. No mês de abril, ele cumpria agenda como presidente em exercício na cidade de Manaus (AM), quando socorreu um homem que teve um mal súbito.
Vídeos que circularam pelas redes sociais, mostram Alckmin ajudando a levantar o homem, que depois foi atendimento pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No mês de julho, no mesmo ano, ele socorreu uma passageira que fazia o percurso de Brasília a São Paulo, de avião. A mulher teve um pico de pressão alta e a tripulação questionou se tinha médico a bordo. Alckmin se apresentou e prestou os primeiros socorros, segundo sua assessoria de imprensa. Mais uma vez lembraram que Geraldo Alckmin é médico.
O vice-presidente viajava para São Paulo para oficializar a candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB), a prefeitura paulistana. Ela não chegou ao segundo turno da disputa vencida pelo reeleito Ricardo Nunes (MDB).