É #FATO: Áudio do VAR tem grito de ‘golaço’ após gol do Fortaleza contra o Inter


Em post viral, torcedor do Inter insinuou que comemoração foi do ‘pessoal do VAR’. Ao Fato ou Fake, CBF afirmou: ‘pode ser algum jogador perto do árbitro, algum técnico ao lado’. Já o assessor do Fortaleza declarou: ‘clubes não participam da comunicação entre os árbitros, e o som é muito nítido, o que parece ser de alguém da arbitragem, seja no campo ou na cabine’. Áudio do VAR em partida de Inter e Fortaleza com grito de ‘golaço’ é autêntico, mas autoria não é clara
g1
Circula nas redes sociais o áudio do VAR durante a revisão de um gol do Fortaleza no jogo contra o Inter em 13 de abril de 2025, válido pela terceira rodada do Brasileirão. Em determinado momento, é possível ouvir “golaço”. É #FATO.
selo fato
g1
🟢 O que dizem as publicações?
Um post de 15 de abril de 2025 no X compartilhou o trecho da revisão do gol pelo VAR e disse, na legenda: “Não sabia que o pessoal do VAR poderia comemorar o gol”. Sobre a imagem, há também os seguintes textos: “Árbitro do VAR grita ‘golaço’ em gol do Fortaleza” e “A isenção a favor do futebol brasileiro kkkk que vergonha”.
O áudio do momento da revisão foi citado por torcedores do Inter, que acusam a equipe de arbitragem ter feito o comentário durante a revisão de um gol de voleio do atacante Moisés, do Fortaleza. O gol foi anulado por impedimento, e a partida terminou 1 a 1.
✅ Por que o áudio é verdadeiro?
O Fato ou Fake checou a gravação do lance em discussão, que está acessível para consulta na seção “Análise de VAR” do site oficial da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF). No vídeo, é realmente possível ouvir “golaço” após o voleio de Moisés – mas não fica claro de quem é a voz. O registro dinsponibilizado pela entidade também exibe a decisão de impedimento tomada pela equipe de árbitros de vídeo, que invalidou o gol.
O Fato ou Fake consultou Fábio Seixas, diretor geral de comunicação da CBF, e perguntou se a comemoração anterior à anulação tinha mesmo sido feita por um árbitro de vídeo. A resposta foi: “É impossível precisar de onde veio o áudio. No momento da checagem de um lance, todos os áudios são abertos, inclusive do campo. Pode ser algum jogador perto do árbitro, pode ser algum técnico ao lado do árbitro assistente. Em tempo: o gol em questão foi anulado após checagem do VAR”.
Questinado se o volume relativamente baixo da comemoração indicaria que o áudio teve origem fora da sala do VAR, Seixas respondeu: “É um forte indício, não uma confirmação”.
O Fato ou Fake também perguntou a Vinicius Palha, assessor de imprensa do Fortaleza, o grito de “golaço” pode ter vindo de jogador do clube ou de alguém da comissão técnica. Ele afirmou: “Os clubes não participam da comunicação entre os árbitros, e o som é muito nítido, o que parece ser de alguém da equipe de arbitragem, seja no campo ou na cabine”.
Questionado se seria possível que o microfone da equipe de arbitragem no campo captasse falas de atletas ou da comissão técnica, Palha avaliou: “Em perfeito estado como aconteceu, não. É possível entender [falas de jogadores ou da comissão técnica] em casos que os árbitros estão cercados de jogadores ou técnicos que reclamam. Nesse tipo de situação, é possível, sim, ouvir ruídos. Mas não é um áudio claro [como o divulgado pela CBF]”.
Árbitro analisa lance no VAR.
Reuters via BBC
Áudio com grito de ‘golaço’ é autêntico, mas autoria não é clara
g1
Veja também
É #FAKE vídeo de Neymar falando que a seleção passa vergonha quando ele não está em campo
É #FAKE vídeo de Neymar falando mal de treinadores e que a seleção passa vergonha sem ele
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.