
Diagnosticado com duas hérnias abdominais, o aposentado Elivaldo Amorim, morador de Boa Vista, precisa passar por uma cirurgia de urgência. O procedimento, estimado em R$ 9 mil, não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo necessário, segundo a família, o que motivou o filho do paciente a iniciar uma campanha solidária para arrecadar o valor.
De acordo com Maykon Bernardo, o pai foi submetido a uma cirurgia de hérnia umbilical em 2022, mas o procedimento não incluiu a colocação da tela de proteção, recomendada por especialistas para evitar recidivas. “Infelizmente, os médicos não colocaram a tela de proteção, que é essencial para evitar o retorno da hérnia. Devido à ausência dessa tela, a hérnia voltou com o tempo, causando novos incômodos e preocupações”, afirmou.
Mais recentemente, Elivaldo foi diagnosticado com uma hérnia gastrointestinal, considerada de risco. Segundo relato do filho, a nova condição apresenta potencial de encarceramento — quando o órgão preso na parede abdominal pode comprometer a circulação sanguínea. “Apesar de ser considerada pequena, essa hérnia é extremamente perigosa, pois, segundo o médico, ela pode se prender à musculatura da parede abdominal, impedindo a circulação sanguínea”, relatou.
A situação tem afetado a rotina do aposentado, que é amputado da perna esquerda e já enfrenta limitações físicas decorrentes de um acidente anterior. “Ele não tem a perna esquerda, do joelho para baixo, e sempre enfrentou isso com muita força. Agora, com a hérnia, está sendo muito mais difícil”, disse Maykon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes do agravamento do quadro de saúde, Elivaldo mantinha uma rotina ativa e costumava circular de bicicleta por diversos pontos da capital.

“Ele fazia o pedal dele por toda Boa Vista. Pegava a bike dele e saía visitando os pontos. Para todo canto ele ia. Hoje está nessa situação, que mexe muito com o psicológico de quem era muito ativo”, contou o filho.
Segundo ele, o pai enfrenta dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, como caminhar, se abaixar ou carregar objetos. “A limitação e o medo constantes de uma complicação mais séria têm sido desgastantes para ele e para toda a família”, disse.
A campanha de arrecadação está sendo feita por meio do Pix, utilizando a chave [email protected]. O valor será destinado aos custos com hospital, equipe médica, exames pré-operatórios e recuperação pós-cirúrgica.
O post Filho organiza vaquinha virtual para custear cirurgia de pai com hérnias abdominais apareceu primeiro em Folha BV.