
Uma reviravolta inesperada e registrada pela Nasa mostra o momento exato em que o Sol engole um cometa, intitulado como C/2024 S1. Por isso, se você estava aguardando o cometa de Halloween, um dos eventos mais esperados do final de outubro, ele foi ingerido pela maior estrela do Sistema Solar.

Veja vídeo do momento em que Sol engole um cometa – Foto: Canva/Divulgação/ND
Um cometa é definido pela Sociedade Espanhola de Astronomia como “um corpo pequeno, com alguns metros até alguns quilômetros de diâmetro, composto de gelo e silicatos, basicamente uma grande bola de gelo sujo”.

Nasa mostra momento em que Sol engole um cometa – Foto: Canva/Divulgação/ND
Suas órbitas são alongadas, o que os torna fenômenos celestes raros e fascinantes.
Descoberto em setembro com um telescópio no Havaí, nos Estados Unidos, o cometa Halloween ou ATLAS, como também é chamado, estava previsto para ser visível aos astrônomos amadores entre 29 e 31 de outubro.
Mas, quando todos aguardavam ansiosos, a Nasa anunciou uma notícia decepcionante: o cometa se desintegrou ao passar muito perto do Sol.
Momento em que o Sol engole um cometa

A Nasa descobriu o momento impactante em que o Sol engole um cometa – Foto: Internet/Reprodução/ND
A Nasa, em parceria com a Agência Espacial Europeia, monitorou o cometa com a sonda espacial Soho. Em um ponto crítico, o cometa simplesmente desapareceu, tendo se fragmentado devido ao intenso calor solar.
Assim como o personagem mitológico Ícaro, que voou perto demais do Sol, o cometa C/2024 S1 ATLAS não resistiu à proximidade e se desfez em pedaços.
Segundo a NASA, o cometa atingiu seu periélio — ponto mais próximo do Sol — em 28 de outubro, às 7h30, chegando a menos de 1% da distância entre a Terra e o Sol, o que o fez vaporizar completamente.
Veja momento em que Sol engole um cometa
Wheeeeee!
ESA/NASA’s Sun-watching SOHO spacecraft spied comet C/2024 S1 ATLAS (entering from bottom right) as it darted toward the Sun.
The comet reached its perihelion, or closest approach of the Sun, today at 7:30am ET. pic.twitter.com/T7kvthWOPe
— NASA Sun & Space (@NASASun) October 28, 2024