Simulado testa evacuação e resgate no TJSC

Na última semana a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Academia Judicial, realizou um treinamento simulado de evacuação nas Torres I e II do complexo administrativo. A ação integra o Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação das Brigadas de Incêndio, com o objetivo de preparar servidores e brigadistas para situações de emergência.

O exercício simulou um princípio de incêndio no hall superior da Torre I, com uso de uma máquina de fumaça para criar um ambiente semelhante ao de um incêndio real. O acionamento do alarme deu início à evacuação do prédio, envolvendo servidores e magistrados. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apoiou a ação, realizando simulações de resgate com técnicas de rapel, uso de viatura Auto Escada Mecânica, retirada de Pessoa com Deficiência (PcD) e instrução de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em vítimas fictícias de inalação de fumaça.

Participaram do treinamento 27 bombeiros militares e comunitários, além de 37 brigadistas orgânicos do TJSC, certificados no Treinamento Básico de Atendimento à Emergência (TBAE), que auxiliaram na orientação das rotas de fuga. O exercício também contou com a presença de servidores, magistrados, colaboradores do TJSC, Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado. A atividade teve como foco testar os protocolos de segurança, identificar pontos de melhoria e garantir a evacuação eficiente em situações reais.

The post Simulado testa evacuação e resgate no TJSC appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.