O que é bom para curar a gripe rapidamente?

Imagem de uma mulher comendo alimentos com pouco valor nutricional, ao lado de uma imagem de um chá indicado para curar a gripe, ao lado de uma outra imagem de uma mulher deitada na cama mexendo no celular ao invés de descansar e se recuperar do vírus da gripe.

Evite comidas gordurosas, opte por chás naturais e tente se desligar para descansar o corpo. – Foto: Reprodução/Canva/ND

Dependendo da intensidade, os sintomas do vírus da gripe podem “derrubar” de vez e te deixar meio capenga, cansado e sem vontade de fazer nada. Mas será que dá para curar a gripe de maneira mais rápida?

A boa notícia é que dá, sim, para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas da gripe com algumas atitudes simples do dia a dia. Confira abaixo um guia prático e diga adeus aos dias de garganta inflamada, nariz escorrendo e dores no corpo.

Como aliviar os sintomas do vírus da gripe

Neste post, você vai aprender os melhores truques para ajudar na recuperação da gripe, segundo especialistas e indicações do Ministério da Saúde.

1. Descanse e desligue de verdade

Não adiantar acreditar que você dará conta de tudo da mesma forma. Então, quanto antes você parar e descansar, mais rápido seu corpo vai se recuperar e se livrar do vírus da gripe. Afinal, o cansaço e fatores de estresse também baixam a imunidade.

2. Água, água e mais água: se hidrate!

Pode parecer óbvio, mas quantos litros ou copos de água você tomou no hoje?! Beber água vai te manter hidratado e ainda vai te ajudar a aliviar a congestão nasal, um dos principais sintomas da gripe. E se você não consegue tomar muita água de uma vez, opte por chás naturais e caldos/sopas leves.

3. Vai um cházinho da gripe aí?

Como dissemos no tópico anterior, o chá tem benefícios de hidratação, mas, além disso, chás de gengibre, limão com mel ou camomila podem ser seus aliados no combate ao vírus da gripe. Eles não curam, mas aliviam os sintomas desconfortáveis, como dor de gargante, tosse e ainda mantém o corpo aquecido.

4. Jejum durante a gripe? Nem pensar!

A alimentação é fundamental para recuperar as energias, nutrientes e vitaminas do corpo. Por mais que não dê aquele apetite, você precisa manter as refeições mais importantes do dia.

Opte por alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola para fortalecer o sistema imunológico, além de alimentos leves como sopa. Evite frituras ou alimentos com pouco valor nutricional.

5. Remédio para curar a gripe existe?

Existem remédios que podem aliviar os sintomas causados pelo vírus da gripe. E, é claro, existe a vacinação anual disponibilizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que previne até 70% dos casos mais graves da doença.

Atenção! Em caso de dúvida ou piora dos sintomas, sempre procure um profissional da saúde.

6. Evite ambientes fechados durante a gripe

Essa dica serve bastante para a prevenção do vírus da gripe, pois em locais fechados ele tende a circular mais rápido e contaminar outros indivíduos. Além disso, locais mais arejados vão te ajudar a respirar melhor e aliviar os sintomas de congestão.

Cuidado! Lugares mais arejados não significa se expor em ambientes frios e com muita ventania. Busque manter o corpo protegido e aquecido.

7. Higiene em dobro antes e durante a gripe

Uma dica valiosa que pode te ajudar a se prevenir e também a barrar a propagação do vírus: higiene. Por mais óbvio que pareça, o simples fato de lavar as mãos depois que sai de um ônibus ou ao chegar em casa no fim do expediente de trabalho podem estar de salvando de milhares de vírus e bactérias.

Principais sintomas do vírus da gripe

Os sintomas da gripe também podem variar de intensidade conforme a idade do indivíduo. Veja os principais:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

O que é o vírus da gripe?

A gripe é uma infecção aguda que acontece no sistema respiratório humano. A gripe é provocada pelo vírus da influenza com alta incidência de transmissão. Há também vários subtipos do vírus da gripe que vão contaminar determinadas espécies, além dos seres humanos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.