Flores para o Dia da Mãe: como criar um arranjo que conta uma história

photo 1644991686627 f2db03a7fd3f

Diz a tradição que oferecer flores dia da mãe é símbolo de carinho e de reconhecimento. Cada flor pode contar uma história distinta, cada cor aspecto distinto da vossa personalidade. Um arranjo elaborado com as flores certas ajudará a recordar cada abraço apertado, cada lágrima que a mão da sua mãe limpou do seu rosto, cada sorriso partilhado. 

Que tal esse ano investir um pouco de tempo na celebração da sua mãe e fazer, você mesmo, um arranjo que seja simbólico da vossa relação? Nós ajudamos!

Escolha as flores certas para a sua mãe

As flores dia da mãe certas são aquelas que significam mais do que só serem bonitas. Elas devem representar a personalidade da sua mãe e conter uma mensagem para ela. Vejamos alguns dos significados de algumas flor:

  • Há uma rosa para cada mãe: a flor mais clássica de todas. A rosa vermelha simboliza respeito e amor; a cor-de-rosa gratidão, admiração e carinho; a amarela amizade, alegria e felicidade. A rosa laranja simboliza energia e entusiasmo e a azul, algo único e mistério.
  • Mães com espírito jovem: se o que define a sua mãe é um espírito jovem e alegre, opções não vão faltar. Associados ao sol e à energia positiva temos os girassois, mas pode optar por lírios que simbolizam alegria e pureza da juventude ou os crisântemos que celebram felicidade e vitalidade.

Criando uma paleta de cores harmoniosa

As cores neste arranjo-história serão a pontuação no seu texto: ajudam a interpretar o que quer dizer. Cada cor de cada flor pode despoletar sentimentos diversos e transmitir uma mensagem específica. Para um arranjo harmonioso deve:

  • Paleta de cores harmoniosa: pense numa cor base, que definirá o tom do arranjo. Por exemplo, tons suaves de rosa ou branco transmitem delicadeza e ternura, perfeitos para uma mãe que aprecia a simplicidade e elegância.
  • Combinar cores complementares: junte amarelo e laranja, ou rosa e azul. Estes toques trazem energia e vivacidade ao arranjo, ideal para uma mãe com personalidade vibrante.
  • Variações de uma mesma cor: para um efeito monocromático, que transmite mais sofisticação e calma, pode optar por usar flores com diferentes tons da mesma cor.

Passo a passo para montar o arranjo

Antes de arregaçar as mangas e fazer o arranjo de flores dia da mãe reúna:

  • Flores frescas 
  • Vaso ou recipiente
  • Espuma floral
  • Tesoura de jardinagem
  • Pequenos apontamentos para decoração (opcional)

Agora, mãos-à-obra:

  1. Prepare o vaso: comece por colocar a espuma floral dentro, ajustando-a para que fique firme.
  2. Corte as hastes: corte as hastes das flores em um ângulo de 45 graus, o que ajuda na absorção de água, deixando que fiquem com comprimentos diferentes.
  3. Organize as flores: as flores maiores e mais chamativas devem ser colocadas primeiro e no centro. Vá adicionando as menores ao redor para criar um equilíbrio visual.
  4. Adicione folhagens: folhagens entre as flores dão textura e preenchem espaços vazios.
  5. Finalize o arranjo: Ajuste a altura e o posicionamento das flores conforme necessário, garantindo que todas estejam visíveis e bem distribuídas.

Lembre-se de incluir um cartão personalizado com uma palavras sinceras. Que essas flores dia da mãe sejam representativas do tanto que sua mãe é especial.

Despedimo-nos com uma curiosidade: sabia que o dia da mãe portugal se celebra a 4 de maio e no Brasil a 11? 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.