Por Isadora Carmona e Luísa Mello
A jornalista Mara Régia Di Perna, que acumula mais de 40 anos de carreira é apresentadora dos programas “Natureza Viva” e do Viva Maria, da Rádio Nacional, defende que o rádio pode ser um caminho fundamental para conscientizar sobre mudanças climáticas. “Nesse quesito, o rádio é preponderante. O ouvido é o sentido mais profundo. Chega no coração das florestas e das pessoas”, afirma.
Em entrevista à Agência Ceub, a profissional compartilhou suas experiências profissionais e destacou a importância do jornalismo na cobertura ambiental.
Ela afirmou que há uma relação direta entre o jornalismo ambiental e o feminismo.
A profissional relembrou histórias que marcaram sua carreira, como a das mulheres pescadoras da Costa dos Corais, que vêm adoecendo em razão da poluição das águas.
“A questão ambiental entrou na minha vida junto com o feminismo. Essa é uma relação que se torna cada vez mais conectada, ainda mais quando estamos vivendo um momento tão crítico, do ponto de vista global”, afirmou.
A jornalista também ressaltou o papel fundamental da comunicação e dos diferentes formatos de mídia na conscientização sobre as mudanças climáticas.
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira