Morro dos Cavalos: Reunião da bancada federal com Renan Filho fica para a semana que vem

Ficaram para a semana que vem as reuniões da bancada federal catarinense com o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, e com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio. Na agenda, a chamada otimização do contratos de concessão na BR-101, com foco na situação na região dos Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Ministro vai discutir Morro dos Cavalos com parlamentares

Renan Filho vai receber apenas os deputados e senadores de SC – Foto: Reprodução/NDTV

Inicialmente, a expectativa era de que as reuniões acontecessem já nesta quarta-feira, dia 16. No entanto, os encontros foram confirmados para a quarta-feira seguinte, dia 23 de março.

Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Pedro Uczai (PT) anunciou a mudança nesta terça-feira. No aviso, está expresso que neste encontro com Renan Filho serão recebidos apenas os 16 deputados federais e três senadores de Santa Catarina. Semana passada, após críticas mútuas em vídeos nas redes sociais com o ministros, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a intenção de encontrá-lo para propor uma obra alternativa aos túneis no Morro dos Cavalos.

Acidente no Morro dos Cavalos recolocou túneis na agenda política

O tema voltou à agenda política do Estado no último dia 6 de março, quando um acidente com caminhão de combustível interrompeu novamente a BR-101 no trecho. A proposta de construção de um ou dois túneis no Morro dos Cavalos está em debate desde a época da duplicação da BR-101 Sul, concluída em 2015 com a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna.

Atualmente, o trecho integra a concessão da BR-101, sob responsabilidade da Arteris. A concessionária discute a otimização do contrato, com a possibilidade de extensão até 2048 do acordo previso para ser concluído em 2033. Em troca, apresentou uma série de obras de terceiras faixas e vias marginais entre Porto Belo e Joinville, com elevação das tarifas.

Ano passado, três audiências públicas promovidas pelo Forum Parlamentar Catarinense levantaram a necessidade de outras obras para prorrogação do contrato, incluíndo os túneis no Morro dos Cavalos. A proposta está em avaliação na ANTT e no Tribunal de Contas da União (TCU). Outra possibilidade, defendida pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) é que o trecho seja cedido à concessionária CCR, que opera na BR-101 Sul.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.