Operação desmantela quadrilha de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

celular escola

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/4), uma megaoperação para desarticular uma das maiores quadrilhas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos com foco em crianças e adolescentes.

Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão são cumpridos simultaneamente em diversos estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram início em fevereiro, após a gravação e transmissão ao vivo de um ataque contra uma pessoa em situação de rua, cometido por um menor de idade. A partir desse crime, os investigadores identificaram a existência de uma organização criminosa com atuação coordenada em todo o país.

No mês passado, a Polícia Civil de Goiás já havia cumprido mandado de busca e apreensão contra um adolescente de Caldas Novas (GO), suspeito de envolvimento no mesmo caso.

De acordo com a corporação fluminense, a apuração revelou uma rede criminosa altamente estruturada, responsável por uma série de delitos, como tentativa de homicídio, induzimento e instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e propagação de crimes de ódio. As principais vítimas das ações são crianças e adolescentes. As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo e aprofundar a análise do material apreendido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.