Tocantins inicia campanha de vacinação nas escolas para imunizar cerca de 270 mil estudantes


Campanha vai até o dia 25 para atender os alunos matriculados nas 1.222 escolas públicas do estado. Ação faz parte do Programa Saúde na Escola. Profissional da saúde preparando aplicação de vacina em Palmas
Lia Mara/Secom Palmas
Uma campanha nacional de vacinação será realizada em escolas públicas do Tocantins. Segundo o governo federal, a expectativa é atender mais de 273 mil estudantes até 25 de abril. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, promovido pelos ministérios da Saúde e da Educação, buscando ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Para essa faixa etária, as vacinas indicadas são contra são:  
Febre amarela; 
Tríplice viral como sarampo, caxumba e rubéola; 
Tríplice bacteriana (DTP); 
Meningocócica ACWY; 
HPV. 
Em Palmas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a campanha terá início na próxima semana, com datas definidas pelas escolas e unidades de saúde parceiras. A ação será realizada entre os dias 15 de abril e 15 de maio.
Conforme o governo federal, a campanha prevê atender os alunos matriculados nas 1.222 escolas públicas. Também foi anunciada pelo Governo Federal a Caderneta Digital de Saúde da Criança integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. 
Os dados serão lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde. Para que pais e responsáveis acompanhem o histórico de vacinas, com previsão para as próximas doses e envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança. 
LEIA MAIS:
Inscrições para concurso da Polícia Militar terminam nesta terça-feira; salários chegam a R$ 10,8 mil
Sebrae abre seleção para contratar analista técnico com salário de R$ 5,2 mil
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o objetivo é melhorar as taxas de cobertura em todas as vacinas e atualizar o esquema vacinal dos estudantes matriculados em ensinos infantil, fundamental e médio.
Ainda segundo a SES, para a vacinação é necessário o consentimento dos pais e ou responsáveis, e “desta forma orienta-se às escolas, realizarem reuniões com os pais e/ou responsáveis para sensibilizá-los sobre a importância da vacinação”.
Vacinação contra o HPV nas escolas de Palmas
Em Palmas, a Semus também realiza uma campanha municipal voltada a adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina para o Papilomavírus Humano (HPV). Esta mobilização começa nesta terça-feira, 15, no Centro de Ensino Médio Castro Alves, das 9h às 17h.
A meta é vacinar 12.056 adolescentes para HPV. Essa vacina é uma medida preventiva essencial na redução dos casos de câncer e outras doenças associadas ao vírus. A campanha segue até 23 de junho e atenderá 26 unidades escolares. A data de cada local será informada previamente pela coordenação escolar aos pais ou responsáveis.
Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança
Para acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança pelo aplicativo “Meu SUS Digital”, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br. 
Confira o passo a passo:
Baixe o aplicativo Meu SUS Digital de forma nas lojas oficiais, como: App Store (iOS), Google Play (Android).
Clique em “entrar em conta”;
Abra o aplicativo Meu SUS Digital;
Preencha o login com seu CPF e senha do Gov.br;
Acesse a Caderneta da Criança na “seção Miniapps”; 
Selecione o miniapp “Caderneta da Criança”;
Clique em “Adicionar nova criança”;
Leia e aceite o Termo de Responsabilidade;
Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela;
Após a validação, a criança será vinculada à sua conta, e a caderneta estará disponível;
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.