
O governo de Roraima oficializou, nesta segunda-feira (14), a nomeação de Ionilson Sampaio de Souza como novo presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). A mudança ocorre após a exoneração da então presidente Dilma Lindalva Pereira da Costa, que deixou o cargo no último dia 8, atendendo a um pedido de desligamento protocolado por ela mesma em 7 de abril.
Exoneração de Dilma Costa e investigação
Dilma Costa, que assumiu a presidência do Iteraima em 2023, está sendo investigada pela CPI da Grilagem de Terras, que apura a existência de uma suposta organização criminosa envolvida na grilagem de terras públicas em áreas urbanas e rurais do estado. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do dia 8, com o vice-presidente do órgão, Fernando Machado Rodrigues, assumindo interinamente até a posse do novo titular.
Perfil do novo presidente
Ionilson Sampaio, de 61 anos, é natural de São José do Egito (PE) e já exerceu dois mandatos como deputado estadual em Roraima (2007-2010 e 2011-2014). Formado em Odontologia, ele também já presidiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). Sua nomeação havia sido antecipada pela Coluna Parabólica na última sexta-feira.
A troca na presidência do Iteraima ocorre em meio a um cenário de investigações sobre irregularidades fundiárias no estado. O governo não divulgou detalhes sobre os planos do novo gestor para o órgão.
Matéria em atualização
O post Ionilson Sampaio é nomeado novo presidente do Iteraima apareceu primeiro em Folha BV.