Amores, estava zapeando a minha smart tv de 98 polegadas quando vi um comercial do megashow de Gaga no Rio, sem mencionar a cantora. Achei estranho e, como a curiosa que sou, fui em busca da motivação por trás da ausência da imagem da artista em propagandas das empresas que patrocinam o evento.
Bem, acontece que, de acordo com o jornal O Globo, a cantora e atriz Lady Gaga não autorizou as patrocinadoras do evento a usarem sua imagem e nome para a divulgação do megashow gratuito que vai acontecer no dia 3 de maio, em Copacabana.
A justificativa é que a diva pop assinou um contrato que não contempla “associações diretas e individuais” de sua imagem e nome com as empresas que promovem a apresentação. As exceções são as propagandas institucionais do programa “Todo Mundo no Rio”, evento anual criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

E para não perderem o período de ações publicitárias, as marcas têm associado seu produto à Lady Gaga fazendo alusões indiretas como “ela”, “mother monster”, e outros termos. Um exemplo é o vídeo promocional do megashow divulgado pela TV Globo.
O caso difere do show gratuito de Madonna, que teve sua imagem veiculadas em anúncios expressivos como a do Itaú Unibanco, Carmed e Heineken.