

Adolescente preso por suspeita de matar os pais planejava assassinar Trump – Foto: Divulgação/@AFpost/AF Post/X/ND
Nikita Casap, de 17 anos, preso acusado de matar os pais, teria cometido os crimes como parte de um plano para assassinar Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Segundo o FBI (Departamento Federal de Investigação), o adolescente estaria buscando “obter meios financeiros” para matar o presidente e derrubar o governo.
Ele foi acusado em março por homicídio doloso em primeiro grau, roubo e outros crimes relacionados à morte de sua mãe, Tatiana Casap, de 35 anos, e de seu padrasto, Donald Mayer de 51 anos.
Autoridades do condado de Waukesha, no estado de Wisconsin, afirmam que o adolescente atirou nos pais em casa, em fevereiro, e conviveu com os corpos em decomposição por semanas. Após isso, ele fugiu com US$ 14 mil em dinheiro, passaportes e o cachorro da família. Ele foi preso em março no Kansas.
Casap está sob custódia na cadeia do condado de Waukesha, com fiança estipulada em US$ 1 milhão. Ele deve comparecer ao tribunal no próximo mês para apresentar sua defesa.
Adolescente planejava assassinar Trump e derrubar governo
As autoridades federais acusam Casap de ter planejado o assassinato dos pais, comprado um drone e explosivos, e compartilhado seus planos com outras pessoas, incluindo um falante de russo.

Adolescente havia comprado drones e explosivos como parte do plano de assassinato do presidente americano – Foto: Divulgação/ABC/Youtube/ND
Suas intenções estão detalhadas em um manifesto antissemita de três páginas no qual o adolescente elogia Adolf Hitler. O mandado, registrado no tribunal federal de Milwaukee, também contém trechos de comunicações feitas pelo TikTok e pelo aplicativo Telegram.
“Casap parece ter escrito um manifesto pedindo o assassinato do presidente dos Estados Unidos. Ele estava em contato com outras pessoas sobre seu plano de assassinar Trump e derrubar o governo dos EUA”, afirma o mandado de busca.
“O assassinato dos pais parece ter sido uma tentativa de obter autonomia e os meios financeiros necessários para executar seu plano”, concluem as autoridades.
Manifesto incluía plano de fuga para a Ucrânia
No tribunal, os promotores alegaram que Casap estava em contato com uma pessoa que fala russo e compartilhou com ela um plano de fuga para a Ucrânia.
Promotores federais alegaram que o manifesto de Casap detalhava suas motivações para querer matar Donald Trump e incluía ideias sobre como viveria na Ucrânia. Citando os escritos de Casap, o mandado federal afirma que o adolescente queria provocar o colapso do governo “eliminando o presidente e, talvez, o vice-presidente”.

Kasap tinha plano de fuga para a Ucrânia, aponta investigação – Foto: Divulgação/gvs_news/X/ND
A Associated Press tentou entrar em contato com a defensora pública de Casap, Nicole Ostrowski, mas não obteve retorno. Em março, ela entrou com um pedido no tribunal para rejeitar algumas das acusações contra seu cliente, incluindo a de roubo.
O argumento da defensora pública é que os promotores não apresentaram provas suficientes. Nicole também destacou a idade de Casap durante a audiência. “Ele é jovem, ainda está no ensino médio”.