PF desarticula quadrilha suspeita de aplicar golpes em mais de 10 mil pessoas no Sul do país

captura de tela 2024 11 07 104130

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação “Dead Coin” contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes em mais de 10 mil pessoas no Sul do Brasil, com um prejuízo estimado em R$ 250 milhões. Cerca de 100 policiais federais estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A operação visa desarticular o grupo, acusado de lavar dinheiro proveniente de estelionatos. A investigação aponta que a quadrilha oferecia investimentos com promessas de altos rendimentos sobre os depósitos. Inicialmente, as vítimas recebiam lucros falsos, o que gerava confiança. O grupo utilizava um site atraente, redes sociais e até palestras para captar investidores.

No entanto, após investirem valores maiores, as vítimas não receberam mais retornos financeiros e não conseguiram reaver o dinheiro, que foi bloqueado sem explicações. A PF descobriu que a organização utilizava uma complexa rede de evasão de divisas para paraísos fiscais, além de realizar lavagem de dinheiro, compra de imóveis e automóveis de luxo no exterior.

Durante a operação, a polícia apreendeu diversos automóveis de luxo, milhões de reais em criptomoedas e dezenas de imóveis. O balanço final ainda será apurado. Os envolvidos poderão responder por estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.