O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (14/4) a criação de uma linha de crédito voltada exclusivamente para que taxistas possam adquirir veículos elétricos.
O financiamento será viabilizado por meio de uma parceria entre o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Economia do DF. Embora ainda em fase de elaboração, a expectativa é de que a linha de crédito seja lançada ainda em abril. Os valores e condições específicas do crédito ainda não foram divulgados.
Segundo Ibaneis, a iniciativa pode reduzir drasticamente os custos de operação dos taxistas. “Conversei com o presidente do Sindicato dos Taxistas e o custo para fazer um transporte de aproximadamente 14 km com carro a combustão é de cerca de R$ 10, enquanto com carro elétrico seria de R$ 1”, comparou.
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Brazil Emirates Conference, realizado em Dubai. No evento promovido pelo Lide — grupo empresarial fundado por João Doria, ex-governador de São Paulo — Ibaneis apresentou as iniciativas sustentáveis implementadas no Distrito Federal.
A proposta prevê que o BRB ofereça uma linha de crédito com taxa subsidiada e prazos mais longos, facilitando a adesão dos taxistas à nova tecnologia e contribuindo para a redução das emissões de poluentes na capital.