Uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres resultou na apreensão de 101 aves no entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. A ação conjunta do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi realizada nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, com foco em criadores ilegais e investigados por tráfico de fauna.
Das aves apreendidas, 86 são nativas e 15 exóticas, sendo que várias estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Algumas delas, como um casal de jacus, foram soltas imediatamente na natureza por estarem em boas condições de saúde. Já os animais feridos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde passarão por reabilitação.
Durante a fiscalização, os agentes também encontraram indícios de cativeiro ilegal, materiais utilizados para a captura de aves, maus-tratos e vestígios de apreensões recentes. Gaiolas e arapucas foram destruídas no local.
As penalidades aplicadas pelos fiscais ultrapassam R$ 200 mil em multas. A posse, o uso ou a comercialização de animais da fauna brasileira sem autorização configura infração ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
The post Ibama apreende aves ilegais em SC appeared first on SCTODODIA.