Fortalezenses lotam Lagoa da Parangaba para celebrar aniversário da cidade

Paulo Roberto Brega Show, Donaleda, Danieze Santiago e Zé Vaqueiro foram as atrações do primeiro dia de shows da celebração descentralizada dos 299 anos de Fortaleza.

A festa já começou, e ela é de toda a cidade. Neste sábado (12/4), véspera do Aniversário de Fortaleza, a animação tomou conta da Lagoa da Parangaba, com aproximadamente 30 mil pessoas celebrando os 299 anos da capital cearense ao som de Paulo Roberto Brega Show, Donaleda, Danieze Santiago e Zé Vaqueiro. Descentralizada, a comemoração continua neste domingo (13/4), com shows de Banda Reite, José Augusto, Natanzinho Lima e Taty Girl no Aterrinho da Praia de Iracema.

“Esta é uma festa para todos os fortalezenses. Celebrar o Aniversário de Fortaleza de forma descentralizada é respeitar a população, respeitar aqueles e aquelas que contribuem para o desenvolvimento dessa cidade através do recolhimento dos seus tributos. Nada mais justo de que nós descentralizarmos as nossas ações, sejam elas da educação, da saúde, da infraestrutura, do turismo, sejam da cultura, e assim será durante toda a nossa gestão”, afirmou o prefeito Evandro Leitão, que acompanhou os shows e percebeu o entusiasmo de moradores e comerciantes da região.

Este ano, o tema da festa de aniversário é “Viver a cidade é celebrar nossa história”. A secretária da Cultura Helena Barbosa destacou a importância da descentralização para a promoção da igualdade social e para o cumprimento do papel da Prefeitura de estar mais próxima da população.

“É significativo a gente rodar a cidade, ofertando experiência de cultura e arte em qualquer que seja o território. Este ano a gente resolveu celebrar o aniversário aqui na Parangaba, e temos quatro anos de gestão para espalhar cultura por toda a cidade através dos eventos estruturantes.
Estamos todos aqui, em uma programação diversa, com vários ritmos, com várias expressões, para Fortaleza celebrar junto com a gente nesse primeiro dia de show”, ressaltou a secretária.

Para o cantor e compositor pernambucano Zé Vaqueiro, seus shows em Fortaleza têm uma energia diferente. Neste sábado, o fenômeno do forró piseiro levou ao palco alguns de seus maiores sucessos.

“Eu fiquei sabendo que aqui é o bairro mais forrozeiro de Fortaleza, então para mim é uma honra maravilhosa trazer alegria, trazer o nosso show para a turma maravilhosa que veio curtir essa data tão especial que é o aniversário de Fortaleza. O povo cearense me recebeu com muito carinho, e depois que eu vim para cá, Deus abriu portas espetaculares na minha vida, então tenho esse carinho imenso por todo o povo de Fortaleza”, celebrou o artista. Até o final dos anos 1990, a Parangaba era um reduto de casas de forró que marcaram a história do gênero musical.

Morando a poucos metros da Lagoa da Parangaba, o auxiliar administrativo André Lopes Viana estava emocionado por poder presenciar uma programação de alta qualidade tão perto de casa. Para ele, o sucesso do evento é uma amostra do potencial da região. “A gente está vendo que temos condições de ter outras festas grandes. É a primeira vez que eu vejo um evento assim aqui, e está muito bom. A periferia de Fortaleza merece muitas festas como essa”, pontuou.

Proprietária de um trailer de lanches que funciona há dois meses na praça da Lagoa da Parangaba, Elenice Batista Cavalcante se sentiu privilegiada pela escolha do local para receber a programação. “Essa festa foi um presente para nós. É a primeira vez que eu vejo uma festa grandiosa assim por aqui, e é de graça. O movimento esta muito bom, e a visibilidade que a gente vai ter, com as pessoas sabendo que nós estamos aqui, pra gente é uma honra”, contou, calculando que o faturamendo da noite deve ser o triplo do alcançado em um sábado normal.

Para assistir aos shows, a autônoma Rejane de Lima Braga caminhou por 20 minutos do lugar onde mora, no bairro João XXIII, até a praça. “É a primeira vez que eu vejo um show desses aqui, eu fico emocionada. Ver Zé Vaqueiro, Danieze, aqui na Parangaba, é muito emocionante”, celebrou. A festa também avivou o sentimento de pertencimento pela capital cearense. “A gente se sente importante por fazer parte da comemoração dos 299 anos de Fortaleza, essa cidade linda. Estar vivendo isso aos 51 anos, nessa praça, nesse bairro, é um privilégio grande.”

Programação descentralizada

Além dos shows na Parangaba e no Aterrinho da Praia de Iracema, a programação do Aniversário de 299 anos de Fortaleza contou com diversas atividades distribuídas ao longo da semana. O II Festival Mapeamento Afetivo, o 7º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta, no Autran Nunes, e uma Roda de Samba com o Grupo de Todas as Formas – GTF, shows de humoristas cearenses e abertura da exposição “Chico, Renato e Tom”, no Museu do Humor e Teatro Chico Anysio foram algumas das ações realizadas.

Neste domingo (13/4), fortalezenses e turistas poderão passear por pontos históricos e culturais da cidade, com a Rota do Patrimônio, um passeio de trem que terá saída do Passeio Público. Também haverá programação musical no Parque Rio Branco, com o projeto “Tá Meio Musical esse Ambiente”, que apresenta os músicos Gildomar Marinho e Renato Braz.

Plano operacional

Para garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto dos shows do Aniversário de 299 anos de Fortaleza, neste sábado (12/4), na Lagoa da Parangaba, e domingo (13/4), no Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura montou um plano operacional envolvendo áreas como transporte público, segurança, fiscalização, limpeza e saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.