Acolhimento a brasileiros repatriados dos Estados Unidos indica fortalecimento da política migratória no Ceará e no Brasil

5º voo de brasileiros repatriados recepcionado no Ceará chegou nesta sexta-feira (11/04)

Ao fim de 2024, o Brasil contava com 1.726.872 registros ativos de migrantes, segundo o Boletim da Migração no Brasil. O material do departamento de Migração do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também apresenta dados relacionados aos brasileiros vivendo fora do país. Até 2023, 4.996.951 cidadãos brasileiros estavam nessa condição, sendo os Estados Unidos o país com maior número de brasileiros residentes.

Esses dados reforçam o quanto a migração é um fenômeno inerente à humanidade, e o quanto o Brasil está inserido nesse contexto. Em regime interno ou internacional, a migração acontece por motivos diversos, muitas vezes com pessoas em busca de melhorias de vida e oportunidades, em outras de forma forçada. A fim de promover uma migração segura e ordenada, o Governo do Ceará tem fortalecido as ações voltadas à construção de políticas estaduais de atendimento a migrantes.

Nesse sentido, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), que desde 2024 conta com unidades do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) na rodoviária e no aeroporto de Fortaleza, tem contribuído com a consolidação de políticas nessa temática tanto em âmbito estadual como federal. Desde o dia 7 de fevereiro, equipes da Secretaria participam de operações de acolhimento a brasileiros repatriados dos Estados Unidos realizadas em Fortaleza. Nesta sexta-feira (11), um grupo de 96 pessoas foi recepcionado na quinta operação realizada na capital cearense este ano.

“O Ceará é referência na política de migração, trabalhando com o viés da mobilidade humana segura. Aquele que sai do país se arrisca, fica vulnerável. O Estado do Ceará está trabalhando junto com o Governo Federal para garantir que todos os deportados possam ir para os seus destinos, para suas casas, suas famílias, com segurança”, afirma Jamina Teles, supervisora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O governo dos Estados Unidos estabeleceu restrições a migrantes em 2025, ocasionando uma série de deportações. Nesse contexto, o Governo Federal brasileiro, por meio de atuação interministerial, adotou uma série de medidas para garantir um acolhimento humanizado aos cidadãos que estão retornando ao Brasil. A chegada do voo na capital cearense foi priorizada com o objetivo de reduzir o tempo de restrição física dos repatriados, devido à proximidade da capital cearense com o país norte americano, bem como da existência do PAAHM no aeroporto.

Garantia de direitos

Autor:  Da redação com ascom/Foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.