Com apoio dos programas federais, brasileiros retomam projetos de vida e dignidade

GOVERNO FEDERAL
Foto: Governo Federal

Nos últimos dois anos, os programas sociais do governo federal têm promovido mudanças concretas na vida de milhares de famílias do Brasil e em Roraima. A combinação entre transferência de renda, acesso a medicamentos e incentivo à permanência na escola está fortalecendo a dignidade e a esperança de quem, até pouco tempo atrás, vivia sem o mínimo.

Olhando para o estado mais ao norte do país, somente em março deste ano, 81.122 famílias foram atendidas pelo Bolsa Família, com um investimento superior a R$ 59 milhões. No país inteiro, o programa alcançou 20,8 milhões de famílias.

E o mais simbólico: mais de 1 milhão de brasileiros deixaram de receber o benefício porque passaram a ter renda própria. É o caso de Cássia Andrade, mais nova empreendedora no Brasil que conquistou autonomia com o programa.

“Quando o Bolsa Família chegou para mim eu estava sem renda, sem trabalho. E o Bolsa Família me ajudou muito. Eu consegui um espaçozinho, meu comérciozinho, juntando dinheiro. Depois que eu não precisei, porque eu tinha um trabalho fixo, eu achava necessário não ter mais, porque outras pessoas precisavam. O auxilio foi a base para o que eu tenho hoje”, relatou a empreendedora.

Saúde onde faltava

Na área da saúde, o Mais Médicos tem reforçado a Atenção Primária em Roraima. Atualmente, são 244 médicos atuando em todo o estado, com presença também em comunidades indígenas e áreas de difícil acesso. A meta do Ministério da Saúde é garantir atendimento médico onde antes havia escassez ou ausência total de profissionais.

E o Farmácia Popular? São 49 farmácias credenciadas e distribuídas em cinco municípios do estado. Em 2023, o programa beneficiou 10.671 roraimenses, com a entrega de 5,9 milhões de medicamentos gratuitos e fraldas. Um exemplo é de Vittar Leal, que voltou a seguir o tratamento corretamente.

“Eu tomo dois tipos de remédio, um para colesterol e um para diabetes. Eu não estava conseguindo comprar. Quando eu parei e fui ver o preço, eu falei com a médica: ‘não tem como, né?’. Eu fui através da médica lá na Farmácia Popular e agora eu tô tomando os remédios direitinho. A gente vê no olhar das pessoas que eles querem cuidar da gente”, afirmou a idosa.

Da educação ao fim da fome

Na educação, o programa Pé-de-Meia está garantindo a permanência de milhares de estudantes na escola. Em Roraima, mais de 7 mil alunos do ensino médio da rede pública já são beneficiados. Em todo o Brasil, são mais de 4 milhões de estudantes atendidos com a oportunidade que gera perspectiva real de futuro.

Essa rede de proteção e oportunidades tem ajudado o Brasil a dar passos importantes. O destaque principal é que o país saiu novamente do Mapa da Fome, e hoje, mais de 24 milhões de brasileiros voltaram a ter comida na mesa.

“Eu não tinha tanta oportunidade. As coisas faltavam, não tinha alimento. Hoje eu tenho emprego, meu filho está se formando, minha filha terminou os estudos. Hoje a mesa de casa tem comida. Meu orgulho de ser brasileiro é sobre isso“, resumiu Edivan Pereira.

O Brasil é dos brasileiros

Com o fortalecimento das políticas sociais, o que antes era ausência virou caminho. De Norte a Sul, são mães que não precisam mais escolher entre pagar o aluguel ou comprar comida. Filhos que voltam pra escola e descobrem que têm futuro. Gente que sorri porque voltou a se reconhecer com dignidade.

Em Roraima e no Brasil, os programas sociais têm feito mais do que somar estatísticas — eles têm devolvido pertencimento. E quando a vida reencontra sentido, o Brasil reencontra seu povo. Esse é o Brasil dos brasileiros.

O post Com apoio dos programas federais, brasileiros retomam projetos de vida e dignidade apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.