
A Polícia Civil investiga uma empresa suspeita de emitir títulos de crédito falsos. Na manhã desta sexta-feira (11), a DIC de Blumenau (Departamento de Investigações Criminais), deflagrou a operação e cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Tubarão e Criciúma, no Sul do Estado.

Polícia Civil investiga emissão de títulos de crédito falsos – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND
A polícia informou que o esquema de emissão de títulos de créditos saltos incluia o uso de duplicatas simuladas, que são documentos lançados de forma fraudulenta, sem que houvesse a prestação dos serviços.
O crime teria dado um prejuízo de R$ 485.776,93 a um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) com sede em Blumenau, no Vale do Itajaí, onde eram negociados.
Títulos de créditos falsos
Segundo apurado, a empresa com sede em Criciúma, estaria simulando operações comerciais fictícias para a emissão de duplicatas sem o respaldo real.
Os títulos de créditos falsos eram negociados com o FIDC, em um esquema de fraude estruturada para obter dinheiro de forma ilícita, causando prejuízo direto ao Fundo.

Emissão de títulos de crédito falsos teria dado prejuízo de quase meio milhão a Fundo localizado em Blumenau- Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Tubarão e Criciúma. A polícia está juntando provas que confirmem o envolvimento dos suspeitos.
A investigação apura crimes de estelionato, duplicata simulada e lavagem de dinheiro. Além dos mandados, também houve o bloqueio e sequestro de bens e valores dos investigados. A intenção é assegurar uma possível reparação dos danos e um eventual ressarcimento ao fundo lesado.
Conforme a Polícia Civil, as investigações continuam.