D’ippolito transforma intimidade em arte no lançamento de “Fantasia Real”

b7ba2ef8 1f48 48e2 b4e4 376beec58b47 export

O cantor e compositor D’ippolito apresenta Fantasia Real, faixa que abre oficialmente os trabalhos do projeto Multiverso — um álbum gravado em 2015 com a banda DOX, mas que nunca havia sido lançado. Com o fim do grupo alguns anos depois, o material ficou engavetado até que o artista redescobriu as gravações e decidiu finalizá-las em carreira solo.

imagem do whatsapp de 2025 04 11 à(s) 10.20.55 18f11501
Cantor lança primeiro single de Multiverso, álbum inédito gravado com a banda DOX, com direito a lyric video caseiro e confissões surpreendentes

A música, que une elementos do rock alternativo com letras provocativas e confessionais, narra a história de uma mulher casada que busca aventuras extraconjugais com um parceiro que só quer sexo casual. “A música é uma crítica à minha amante, na época, que era casada. Eu era solteiro e não me importava”, conta D’ippolito. “Mas no final das contas, eu estava falando de mim mesmo em outros relacionamentos.”

O artista, hoje casado com a mesma mulher que inspirou a letra, revela que Fantasia Real também é um mergulho interno. “Ironicamente, eu acabei me casando com ela e estamos juntos há 16 anos.”

imagem do whatsapp de 2025 04 11 à(s) 10.20.55 2b1b0b37
“Fantasia Real” abre os caminhos para Multiverso, disco esquecido desde 2015, e escancara camadas pessoais do artista

Para acompanhar o lançamento, D’ippolito decidiu criar um lyric video de forma completamente artesanal. “Minha formação universitária é cinema, e acredito que as pessoas não ouvem músicas que não conhecem se não houver alguma imagem pra prender a atenção delas por conta do hiperestímulo na nossa pós-modernidade acelerada…”

A produção, gravada em sua própria sala, foi feita de maneira improvisada. “Acordei ainda de cuecas, nem fiz a barba, nem lavei o rosto direito, e decidi montar um esqueminha de iluminação. Usei abajures, isopores pra rebater a luz e disfarçar minha cara amassada. Não encontrava o tripé da minha câmera DSLR, que é pesada, então improvisei com uma escada, travesseiros e apoiei tudo ali mesmo.”

3dc0f587 edb8 43fe ba82 c9f11789a3e3 export
D’ippolito lança clipe íntimo e faixa provocadora sobre infidelidade

Gravado no formato vertical, o vídeo segue a estética das redes sociais. “Não queria fazer um clipe, mas sim um vídeo que distraísse enquanto a música toca. Como a divulgação seria pelo Instagram, filmei tudo em 9:16. E também porque sou tímido pra ter alguém me filmando. Aproveitei que estava sozinho em casa e fiz tudo numa manhã. Editei à tarde.”

Mesmo com simplicidade, o vídeo enfrentou seus obstáculos. “Tive que calçar a câmera pra não tombar, e meus três gatos ficaram tentando subir na escada pra cheirar o equipamento. Foi divertido”, lembra. “Não podia abrir as cortinas porque os vizinhos podiam achar estranho um careca de cueca berrando na sala.”

A estética crua conversa diretamente com o conteúdo da música. “A simplicidade caseira do clipe, em que estou suado e sem roupas, é uma analogia ao clima íntimo e visceral do motel. É sobre estar cru, exposto, sem filtro.”

463467f6 7156 435d 928f 9ae4d0bb858c export
Primeiro single do álbum Multiverso traz letra provocante, estética crua e uma história de amor que virou casamento

Essa não é a primeira vez que D’ippolito aposta no estilo DIY (faça você mesmo). Durante a pandemia, ele lançou Tudo Vai Passar, gravado quase inteiramente com o celular. “A música falava sobre a rotina do isolamento. Então registrei cenas do meu cotidiano: fazendo café, vendo TV, alimentando os gatos, deitado olhando pro nada esperando a vida passar.”

Mesmo nesses momentos, o artista encontrou formas de complementar o material. “Convidei um amigo fotógrafo pra fazer algumas imagens minhas cantando, e em outras eu mesmo coloquei a câmera no tripé e performei ao redor dela, sozinho.”

O retorno do público tem sido cheio de surpresas. “Ouvi perguntas do tipo ‘você está pelado mesmo?’, ‘então quem está te filmando?’ ou ‘pô, ficou legal esse clima anos 90’. Como a luz era fraca, o vídeo ficou granulado, e acharam que era um filtro retrô. Teve quem achou muito íntimo, e que isso aproximava o artista das pessoas. Acho que deu certo.”, finaliza.

Fantasia Real está disponível em todas as plataformas digitais. O álbum Multiverso será lançado gradualmente, faixa a faixa, resgatando não apenas um trabalho inédito, mas também uma fase intensa da vida e da arte de D’ippolito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.