
Em fevereiro, armários do vestiário foram arrombados e pertences levados, incluindo roupas e tênis. Concessionária Allegra Pacaembu lamentou episódio e disse que frequentadores serão ressarcidos em breve. Fisioterapeuta narra furto dentro do vestiário da piscina do Complexo do Pacaembu, em SP
Ao menos dois frequentadores do Complexo Esportivo do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, tiveram todos os itens pessoais furtados dentro do vestiário da piscina recém-inaugurada, resultando em prejuízos somados de mais de R$ 10 mil.
O furto ocorreu em 11 de fevereiro, quando os usuários foram treinar no novo Complexo Esportivo e, quando retornaram ao vestiário, não acharam mais nada.
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“Quando iniciei o treino, um segurança na frente da piscina me repreendeu, dizendo que eu não podia levar nenhum item pessoal para a área de treino. Segui a orientação dele e deixei celular, carteira, tênis, roupas, tudo trancado dentro do armário”, contou o fisioterapeuta Jorge Gatti.
“Cerca de uma hora depois, voltei. O segurança não estava mais lá, e o meu armário havia sido arrombado. Levaram tudo, até o cadeado e o fecho do armário. Fiquei só de sunga e óculos de natação”, contou (veja vídeo acima).
Jorge disse que os prejuízos pessoais dele somam cerca de R$ 8 mil, entre celular, tênis de corrida, mochila e roupas esportivas de marca. A empresa lamentou o caso e disse que as vítimas serão ressarcidas (veja mais abaixo).
Armários arrombados no vestiário do Complexo do Pacaembu, na Zona Oeste de SP, em fevereiro de 2025.
Acervo pessoal
Jorge narra que, depois do furto, ficou perambulando de sunga pelo complexo esportivo, de um lado para o outro, porque a administração do espaço não sabia o que fazer nem quem acionar.
Foi quando ele e outro usuário, que também havia sido vítima de furto, resolveram chamar a polícia.
“De sunga e óculos de natação, a gente teve que ir lá fora pedir ajuda dos policiais. Só após a chegada da viatura é que os representantes da concessionária do Pacaembu chegaram ao local. Eles prometeram nos ressarcir, arrumaram camisetas e pagaram o Uber para a gente ir embora”, contou o administrador de empresas Diogo, que pediu para não ter o sobrenome divulgado.
O prejuízo de Diogo é de cerca de R$ 4 mil e, segundo ele, só não foi maior por ter contrariado a orientação do segurança e levado o celular em uma bolsa usada para guardar a toalha de banho.
Piscina recém-inaugurada do Complexo do Pacaembu, que passou por reforma e agora é administrada por uma empresa privada
Reprodução/TV Globo
Depois do ocorrido, as duas vítimas disseram que começaram a negociar com a Allegra Pacaembu o ressarcimento pelos itens roubados, mas a empresa teria parado de responder mensagens e e-mails.
Jorge registrou boletim de ocorrência sobre o furto no 23° Distrito Policial de Perdizes, na Zona Oeste. Ele afirma que não abre mão do ressarcimento dos bens por parte da concessionária.
“Quando você tem uma empresa explorando comercialmente um local que era público e não é mais, essa empresa não pode ser responsável apenas pelos lucros de shows, eventos e jogos de futebol. É preciso que ela se responsabilize pela segurança das pessoas que frequentam o local”, afirmou o fisioterapeuta.
A opinião é compartilhada por Diogo, que também registrou a ocorrência: “Frequento a piscina do Pacaembu há 20 anos e isso nunca aconteceu. A Allegra está faturando mais de R$ 1 bilhão com naming rights do estádio e não tem uma infraestrutura mínima para garantir a segurança de quem frequenta o espaço?”, questionou.
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O que diz a Allegra
Por meio de nota, a Concessionária Allegra Pacaembu lamentou o ocorrido e assegurou o ressarcimento dos bens dos frequentadores mencionados nesta reportagem.
“A Concessionária Allegra Pacaembu lamenta os ocorridos de fevereiro e informa que reforçou os sistemas de segurança no vestiário da piscina depois dos incidentes relatados”, afirmou.
“Os boletins de ocorrência registrados pelos dois visitantes foram recentemente entregues à Concessionária e o ressarcimento será realizado em breve”, completou a empresa.
O g1 procurou a Prefeitura de São Paulo para comentar o assunto, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Confusão em show
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A Allegra Pacaembu também foi alvo de manifestações na Câmara Municipal de São Paulo por conta de problemas enfrentados por quem foi a um show que ocorreu no local no último fim de semana.
Em razão das denúncias dos fãs da dupla sertaneja Jorge & Mateus, a Comissão de Política Urbana do Legislativo municipal marcou uma visita técnica à Arena Pacaembu. Os relatos citam desorganização e violência na entrada do show.
O evento, que reuniu milhares de pessoas, registrou confusão generalizada, venda de lugares em filas, agressões físicas, empurra-empurra e até denúncias de cambistas operando livremente.
Segundo relatos de frequentadores, houve pisoteamento e desespero entre os fãs, especialmente nos acessos à Pista Premium, onde ingressos chegaram a custar até R$ 1 mil.
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“Por causa das denúncias de descontrole e riscos à segurança das pessoas, a Comissão vai até o local para apurar o que de fato ocorreu e se o espaço está cumprindo as exigências técnicas e legais para sediar eventos dessa magnitude”, afirmou o vereador Rubinho Nunes (União Brasil).
A visita deve ocorrer em 30 de maio e tem o objetivo de buscar esclarecimentos da administração do estádio, além de levantar informações sobre as condições estruturais, o planejamento operacional dos eventos e o controle sobre a venda de ingressos e acessos.
Segundo o vereador, “não é admissível que, após uma grande reforma custeada com recursos públicos e privados, o Pacaembu seja palco de episódios de caos e violência. A cidade precisa garantir que seus equipamentos estejam à altura da dignidade do público”.
A Allegra Pacaembu declarou que convocará os promotores do evento para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido no evento da dupla sertaneja.
Sobre a visita dos vereadores, a concessionária não se pronunciou sobre o assunto até a última atualização desta reportagem.
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Íntegra da nota da Allegra Pacaembu
“A Concessionária Allegra Pacaembu lamenta os ocorridos de fevereiro e informa que reforçou os sistemas de segurança no vestiário da piscina depois dos incidentes relatados. Os boletins de ocorrência registrados pelos dois visitantes foram recentemente entregues à Concessionária e o ressarcimento será realizado em breve. Sobre a situação do setor oeste e da pista premium, a Concessionária já convocou os promotores do evento para esclarecer os ocorridos que geraram desconforto ao público.
Por fim, nosso compromisso é o de que a experiência dos shows seja a melhor possível, tanto para o público quanto para os bairros vizinhos. Depois de 20 anos sem shows no local, é esperado que surjam alguns incômodos. Com relação a isso, a Concessionária vem tomando diversas medidas a fim de minimizar o impacto na região, como a nova localização do palco e melhorias nos acessos das vias ao redor do Complexo.”