Após a explosão de um caminhão que causou o bloqueio total da BR-101 na altura do Morro dos Cavalos, voltou ao centro do debate a urgência por uma solução definitiva para aquele trecho estratégico entre o Norte e o Sul de Santa Catarina. A proposta de construção de um túnel voltou à pauta, mas não é consenso entre os parlamentares catarinenses.
Para o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), uma alternativa mais viável e eficaz seria a implantação de um contorno viário elevado — inspirado na Rota do Sol, no Rio Grande do Sul. A ideia, segundo ele, surgiu a partir de uma conversa com um engenheiro que apontou os entraves técnicos e ambientais que dificultariam a construção de um túnel na região.
Desde então, Vampiro tem reunido estudos e protótipos enviados por especialistas e empresas privadas que sugerem um novo traçado contornando o morro, com elevado grau de viabilidade e menor impacto ambiental. Ele levou a proposta até o Ministério da Infraestrutura, onde foi recebido pela diretora-geral de obras públicas, Viviane Esse.
“Levei essa proposta à Viviane, e ela nos atendeu com a equipe do meu gabinete. Abriram a imagem no Google Earth, analisaram a região e disseram: ‘Deputado, por aqui pode ser uma alternativa’. Os dois engenheiros que estavam com ela afirmaram que nunca tinham ouvido falar dessa proposta e pediram que eu formalizasse o projeto”, relatou Vampiro em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
Segundo o parlamentar, o pedido de protocolo visa dar respaldo técnico para que a proposta possa ser enviada à ANTT e analisada internamente pelo ministério. Além disso, ele destaca que a proposta do contorno viário, além de ser mais rápida em termos de licenciamento, também poderia resultar em uma economia considerável aos cofres públicos.
“Os técnicos dizem que essa alternativa pode reduzir de 500 a 600 milhões de reais em comparação ao túnel. Precisamos de uma solução definitiva e mais ágil. Não importa como será — o que importa é fazer. Aquele trecho está precário há anos, e a paciência do povo catarinense com o governo federal se esgotou”, afirmou.
Vampiro também lembrou que a quarta faixa atual da rodovia surgiu a partir do antigo acostamento, fruto da articulação do então deputado Ronaldo Benedet com o DNIT. Desde então, segundo ele, o trecho não recebeu melhorias relevantes.
O assunto também está na pauta do deputado federal Pedro Uczai (PT), que tem reunião agendada com o Ministério da Infraestrutura para tratar do tema. A expectativa é de que a proposta apresentada por Vampiro seja analisada com atenção, com desdobramentos nas próximas semanas.
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