Trump voltou atrás com sinal de perda de confiança no Tesouro dos EUA, diz Pine

us president donald trump and secretary of defense pete hegseth deliver remarks

MAELI PRADO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás nas tarifas recíprocas como reação à perda de confiança do mercado americano nos títulos do Tesouro (treasuries), considerados o investimento mais seguro do mundo.

A avaliação foi feita por Cristiano Oliveira, diretor de pesquisa econômica do banco Pine e ex-economista-chefe dos bancos Safra e Fibra, durante o Pine Talks, nesta quinta-feira (10).

“O S&P acumulava queda de 16% no ano, e o Nasdaq queda de 20%. Nesse cenário, o investidor costuma comprar treasuries, e a taxa cai. Mas tinha gente se desfazendo de treasuries em Wall Street, o que fez as taxas dispararem. Isso é falta de confiança do americano no próprio país”, afirmou Oliveira. “Trump voltou atrás.”

Oliveira calcula que o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos perderá 0,7 ponto percentual com as tarifas aplicadas por Trump neste ano, enquanto a China deve sentir um impacto negativo de 0,25 ponto e o Brasil ganhará 0,1 ponto.

Para o economista, o Federal Reserve (banco central americano) cortará menos os juros do que o esperado neste ano. “O Fed está em uma situação difícil, já que enfrentará uma desaceleração gradual e longa da economia durante todo o mandato de Trump. Ao mesmo tempo, enfrentará pressão na inflação americana”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.