Na manhã de terça-feira (8), uma ação rápida e eficaz entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi fundamental para salvar a vida de um idoso de 80 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória no Centro de Florianópolis. A equipe do Quartel Central do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada por volta das 10h e chegou prontamente ao local com a ambulância ASU-391.
Ao constatarem a parada cardiorrespiratória, os bombeiros iniciaram de imediato a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), aplicando compressões torácicas, ventilação com oxigênio e desfibrilação com o uso de um DEA (desfibrilador externo automático). Foram realizados sete ciclos de RCP e quatro choques com o desfibrilador. Diante da gravidade do caso, uma equipe médica do SAMU foi chamada para reforçar o atendimento no local.
Por cerca de 25 minutos, os socorristas realizaram manobras contínuas de ressuscitação, evidenciando preparo técnico e comprometimento. Graças ao trabalho conjunto, o paciente teve seus sinais vitais restabelecidos e foi estabilizado no local. Em seguida, ele foi encaminhado pelo SAMU a um hospital para cuidados médicos adicionais.
The post Ação rápida salva idoso após parada cardíaca appeared first on SCTODODIA.