
Um restaurante chinês em Madri, na Espanha, foi interditado depois de ser flagrado servindo pombos de rua no lugar de pato assado.O Jin Gu, localizado no bairro de Usera, foi alvo de uma operação policial no dia 25 de março. As imagens feitas pelos agentes mostram pedaços de carne pendurados em varais, sacos cheios de carne suja e tigelas com pombos depenados e cozidos.
Durante a inspeção, a polícia encontrou ainda oito freezers enferrujados e com defeito, repletos de carnes e peixes sem identificação ou data de validade. Baratas circulavam pela cozinha, onde também havia diversas armadilhas para ratos espalhadas pelo chão.

Os problemas de higiene eram graves: não havia termômetros para controle de temperatura dos alimentos e os utensílios estavam enferrujados e insalubres. No local, foram apreendidos ainda produtos ilegais, como pepinos-do-mar, protegidos por rígidas leis ambientais.

A investigação revelou também um depósito secreto escondido atrás de uma prateleira no banheiro para pessoas com deficiência — um espaço que não constava na licença do estabelecimento. A informação é do jornal ‘Daily Mail’.
Após a operação, o restaurante foi fechado e o proprietário passou a ser investigado por supostos crimes contra a saúde pública.
Outro caso na Inglaterra
Em Londres, outro restaurante famoso também enfrentou problemas. O Beach Blanket Babylon, frequentado por celebridades como Rita Ora e Selena Gomez, foi fechado após uma infestação de ratos e ratos.
Durante a inspeção em setembro de 2022, agentes do Conselho de Kensington e Chelsea encontraram fezes de roedores em diversas áreas, alimentos contaminados e produtos como sementes de gergelim, cacau em pó e amêndoas roídas por ratos.
Os operadores do restaurante, Robert Kenneth Newmark e Conor George Thomson-Moore, foram processados. Thomson-Moore admitiu quatro acusações de más práticas de higiene alimentar e aguarda sentença. Já as acusações contra Newmark foram retiradas.