Não, nada de PL. A ex-ministra dos Direitos Humanos Cristiane Britto, que ocupou o cargo no governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro na vaga deixada por Damares Alves para disputar o Senado em 2022, surge como possível pré-candidata a deputada federal.
Cristiane Britto tem mantido conversas com diversas lideranças políticas e, recentemente, foi recebida pelo presidente do PRD-DF, Lucas Kontoyanis, na sede do partido.
O encontro alimenta especulações sobre uma possível filiação da ex-ministra à sigla e sua entrada oficial na disputa eleitoral pelo DF. Com um perfil técnico e conservador, Cristiane Britto foi uma figura de confiança dentro do governo Bolsonaro e pode representar uma candidatura de continuidade dos valores defendidos pelo ex-presidente.
Sua eventual entrada no PRD pode reforçar a presença de nomes ligados à direita na disputa por vagas na Câmara dos Deputados em 2026. Apesar de ainda não ter oficializado sua pré-candidatura, a visita à sede do PRD sinaliza que Cristiane Britto está em campo, avaliando cenários e fortalecendo alianças.
O partido, por sua vez, busca nomes de peso para consolidar espaço nas eleições majoritárias e proporcionais do próximo pleito. Nos bastidores, aliados veem com bons olhos a possível candidatura de Cristiane Britto, que, além da experiência ministerial, tem forte atuação jurídica e se mantém alinhada aos valores conservadores que ainda mobilizam uma parcela significativa do eleitorado brasiliense.