Carlo Acutis: Ribeirão Preto recebe relíquias de ‘padroeiro da internet’, que será canonizado pelo Vaticano


Passagem de materiais ligados ao jovem que morreu aos 15 anos, e que será declarado santo, terá exposição e momentos de oração. Igreja reconheceu milagres associados a ele após cura de doenças em Campo Grande (MS) e Costa Rica. Paróquia Santa Ângela de Ribeirão Preto recebe relíquias de Carlo Acutis
Católicos da região de Ribeirão Preto (SP), interior de São Paulo, recebem esta semana a passagem de relíquias do beato Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”. Além de uma exposição de fragmentos corporais em uma paróquia, fieis realizam, a partir desta terça-feira (8), uma programação de orações inspiradas no jovem, que morreu com leucemia aos 15 anos em 2006 e teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, que confirmou a canonização dele no fim de abril.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Aos 15 anos ele se tornou uma referência para a comunidade católica e principalmente para a juventude. Ele tinha a vontade de pesquisar cada vez mais assuntos sobre a Eucaristia e Nossa Senhora e usou a internet como ferramenta para ajudar muitas pessoas a se aproximar de Deus”, afirma o padre Josirlei Aparecido da Silva.
A programação (veja ao fim da reportagem a programação) começa com uma missa, que será realizada nesta terça-feira (8) na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, e seguirá até quinta-feira (10). São ao menos três relíquias que poderão ser vistas no interior de São Paulo: um fragmento interno do corpo de Acutis, considerada de primeiro grau, além de um fio de cabelo e um cinto usado pelo jovem quando ele foi sepultado, relíquias consideradas de segundo grau.
Segundo a fé católica, Carlo Acutis intercedeu para um milagre no Brasil.
Getty Images via BBC
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em 1991, Carlo Acutis ficou conhecido por demonstrar um profundo interesse pela religião católica desde muito cedo, o que o levou a conseguir uma autorização especial para realizar, aos 7 anos, sua Primeira Eucaristia, rito católico que marca o início da comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo, simbolizado nas missas pelo pão e pelo vinho.
Com talento para informática, Carlo usou a internet para difundir informações sobre fé, como um site que reunia relatos históricos sobre milagres reconhecidos pela Igreja. Além disso, o jovem italiano, de família rica, era conhecido por destinar suas economias para a caridade.
LEIA TAMBÉM
Carlo Acutis, ‘padroeiro da internet’ que tem milagre reconhecido no Brasil, será canonizado em 2025
Papa Francisco reconhece segundo milagre de beato Carlo Acutis
Carlo morreu aos 15 anos, vítima de uma leucemia, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.
“Ele é o santo dos nossos tempos. Toda a história de vida dele de alguma forma foi afetando as pessoas próximas a ele. Tanto que ele não tinha medo de falar sobre assuntos, até mesmo sobre sua própria morte quando ele descobre a leucemia”, afirma o padre Josirlei.
Quais são os milagres atribuídos a ele
Após a morte, a devoção por ele aumentou mundo afora. Em 2010, durante uma missa em Campo Grande (MS), um avô desesperado pela cura do neto, que tinha uma doença no pâncreas, fez a criança tocar uma roupa de Carlo que estava em exposição. Depois disso, segundo o relato dele, o menino foi curado. O milagre foi reconhecido pelo Vaticano em 2019, e o italiano foi beatificado em 2020.
Em 2024, um segundo milagre foi atribuído a ele. Segundo o Vaticano, Carlo curou uma jovem da Costa Rica que sofreu um acidente e chegou a ficar em coma considerado irreversível por conta de um grave trauma cerebral.
Logo depois, o papa Francisco anunciou a canonização de Carlo durante o Jubileu dos Adolescentes, entre os dias 25 e 27 de abril de 2025. Após a canonização, ele poderá ser chamado de santo, o primeiro da geração “millenial”.
Carlo Acutis
Site Carlo Acutis
Relíquias de Carlo Acutis: programação em Ribeirão Preto
8 de abril
18h: chegada; recepção no aeroporto leite lopes e carreata até a paróquia santa ângela;
19h30: missa na paróquia santa ângela, presidida pelo pe. fábio vieira (custódio da relíquia do beato carlo acutis);
Momento de veneração à relíquia até às 22h.
9 de abril
7h: santa missa na Paróquia Santa Ângela (Rua do Professor, 890, Jardim Irajá) presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva;
10h: visita ao Colégio Auxiliadora;
14h vigília eucarística com a presença da relíquia, na Paróquia Santa Ângela;
15h: terço da misericórdia conduzido por Thiago Dutra (Exército da Rainha);
17h: vigília conduzida pela Comunidade Chalom;
18h30: terço das mães que oram pelos filhos;
19h30: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis;
após a missa, noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
10 de abril
8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp;
9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco);
14h: visita ao HC Criança (quarto andar – oncologia);
18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.