Trump é visto negativamente por 43% dos brasileiros, aponta Quaest

us politics diplomacy trump ambassadors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Uma pesquisa da Quaest mostra que 43% dos brasileiros têm uma imagem negativa do presidente dos EUA, Donald Trump.

Apenas 22% veem Trump e suas políticas de forma positiva. Outros 23% avaliam Trump como regular. O levantamento ouviu 2.004 pessoas no fim de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A visão dos brasileiros sobre os EUA era mais favorável durante o governo Joe Biden. Em 2023, 56% diziam ter uma imagem positiva dos EUA. Em 2024, o percentual era de 58%, oscilando dentro da margem de erro.

A mudança do governo Biden para Trump fez a avaliação negativa saltar 17 pontos percentuais. Em 2024, apenas 24% dos brasileiros diziam ter uma opinião negativa dos EUA. Em 2025, o percentual foi de 41%, um reflexo do início da gestão Trump, apontou o diretor da Quaest, Felipe Nunes.

A pesquisa também perguntou sobre o tarifaço de Trump, que impôs taxas adicionais de 10% sobre todas as mercadorias brasileiras importadas para os EUA. Segundo a Quaest, 53% dos entrevistados acreditam que o governo Lula (PT) deve reagir pela diplomacia e diálogo. Outros 33% esperam que o Brasil revide taxando os produtos americanos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.