
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, cultiva conexões internacionais por meio de acordos de cooperação com seis cidades-irmãs espalhadas por quatro continentes. As parcerias, firmadas ao longo das últimas décadas, envolvem ações nas áreas de cultura, educação, inovação, economia e intercâmbio de experiências.

Quais são as cidades-irmãs de Joinville espalhadas pelo mundo? – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
Coordenado pela SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação), o comitê Cidades-Irmãs é formado por representantes de universidades, entidades culturais, empresas, artistas, músicos e também por cidadãos que, mesmo sem vínculo institucional, participam voluntariamente das atividades.
As ações desenvolvidas incluem apresentações de músicos, orquestras e grupos artísticos; intercâmbio de alunos e professores; trocas de cartas em inglês e alemão entre estudantes; e eventos culturais como o projeto Pen Pal com Chesapeake (EUA).
Houve ainda a doação simbólica do “Poste da Paz”, a publicação do livro “Suíços em Joinville: o duplo desterro” — em parceria com Schaffhausen — e a digitalização de documentos históricos dos comitês. O Bolshoi também já se apresentou em cidades-irmãs, e artistas plásticos joinvilenses participaram de mostras no exterior.
Conheça as cidades-irmãs de Joinville pelo mundo?
Langenhagen – Alemanha: a primeira cidade a estabelecer uma parceria com Joinville foi Langenhagen, em 1979. Localizada na Baixa Saxônia, nas proximidades de Hannover, a cidade tem cerca de 55 mil habitantes. Destaca-se pela forte atividade cultural, parques urbanos como o Silbersee e construções históricas.

Cidade alemã tem cerca de 55 mil habitantes – Foto: Bahnhof Langenhagen/Divulgação/ND
Joinville-le-Pont – França: a parceria com Joinville-le-Pont foi oficializada em 2001. Localizada no entorno de Paris, a cidade francesa tem cerca de 20 mil habitantes e se destaca por sua vocação turística e pelas atividades esportivas ao longo do rio Marne.
Spišská Nová Ves – Eslováquia: desde 2002, Spišská Nová Ves mantém laços com Joinville. Com 37 mil habitantes, está situada na região de Košice, às margens do rio Hornád, e próxima ao Parque Nacional Slovak Paradise. A cidade também promove um festival de música bienal.
Chesapeake – Estados Unidos: localizada no estado da Virgínia, Chesapeake tornou-se cidade-irmã em 2002. Com uma população de 240 mil habitantes, é um polo logístico dos EUA, com forte atuação em educação e sustentabilidade. A cidade abriga o movimentado Porto de Virgínia e diversas áreas de preservação ambiental.

Chesapeake se tornou cidade-irmã de Joinville em 2002 – Foto: Chesapeake Virginia/Divulgação/ND
Zhengzhou – China: acordo firmado em 2003 estabeleceu relações com Zhengzhou, metrópole chinesa de 12 milhões de habitantes. Capital da província de Honã, é considerada um centro logístico, econômico e tecnológico da China moderna. Também é uma das cidades mais antigas do país, com papel importante na história da civilização chinesa.
Schaffhausen – Suíça: Joinville mantém parceria desde 2007. A cooperação é renovada a cada quatro anos — atualmente em sua 5ª edição (2024–2027) — e abrange ações nas áreas de cultura, educação, esportes e economia. A cidade é conhecida por sua estrutura empresarial moderna, qualidade de vida e localização estratégica próxima à fronteira com a Alemanha.