Laguna faz levantamento de pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social divulgou o levantamento de quantas pessoas em situação de rua estão registradas atualmente em Laguna. De acordo com informações junto ao Sistema de Informações da Assistência Social (GESUAS), existem 64 pessoas em situação de rua, estando também cadastradas no Cadastro Único dos Programas Sociais do município.

Diante disso, a Secretaria de Assistência Social busca dar uma resposta às necessidades de efetivar o atendimento às pessoas em situação de rua com a implantação da Casa de Passagem.

Na última semana, a Prefeitura de Laguna abriu edital de chamamento público que visa selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a gestão da Casa de Passagem, serviço de acolhimento institucional emergencial para adultos e famílias em situação de rua, migração ou desabrigo no município.

Este é um serviço que faz parte da Política Pública de Assistência Social, tendo na sua estrutura um local que possibilita aos profissionais realizarem o acolhimento e posterior acompanhamento dos usuários, com objetivo deles retornarem ao núcleo familiar.

“Este serviço propõe o exercício de retomada a hábitos de sociabilidade, incluindo-os em rotinas com horários para alimentação, para higiene pessoal, para organização dos ambientes, horário para dormir e a responsabilização por mudanças de hábitos. A articulação com a rede de proteção, a inclusão ao mundo do trabalho e o acesso a cuidados com sua saúde também se tem como um exercício cotidiano. A inclusão das pessoas em situação de rua afirma a garantia dos direitos fundamentais para a dignidade humana, oportunizando alternativas de sobrevivência e protagonismo ora esquecidos”, explica a gestão da Secretaria de Assistência Social.

A gestão destaca, ainda, que a estratégia ofertada pela Assistência Social – Casa de Passagem, por si só não esgota a necessidade de intervenção junto ao público em situação de rua, onde há necessariamente a articulação em rede, incluindo predominantemente a atuação da política pública de saúde, de segurança pública, de desenvolvimento econômico e habitação.

Casa de Passagem

Com investimento anual de R$ 240.000,00 em recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), a iniciativa pretende implantar uma Casa de Passagem com o serviço de acolhimento institucional emergencial para adultos e famílias em situação de rua, migração ou desabrigo no município.

A Casa de Passagem funcionará como unidade de acolhimento temporário (até três meses, prorrogáveis conforme avaliação técnica), oferecendo atendimento humanizado, 24 horas, com infraestrutura adequada para até 20 usuários (16 vagas masculinas e 4 femininas). O espaço contará com quartos segregados por gênero, banheiros, refeitório, área de convívio e equipe multidisciplinar para garantir alimentação, higiene, segurança e encaminhamento à rede socioassistencial.

O serviço priorizará pessoas em situação de rua, migrantes e desabrigados, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Com informações de PML.

The post Laguna faz levantamento de pessoas em situação de rua appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.